Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Grupo de teatro de MT é contemplado com patrocínio de programa da Petrobrás para distribuição

Da Redação - Isabela Mercuri

 A peça “Dom Quixote”, do Teatro Experimental de Alta Floresta, foi o representante mato-grossense contemplado com o patrocínio da Petrobrás para circulação pelo país. O Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura (PPDC) terá um total de R$15 milhões para patrocinar peças teatrais não inéditas pelo Brasil em 2015 e 2016.

Leia mais:
Crianças de escolas municipais se apresentam na Praça Alencastro nesta sexta-feira
Nico e Lau comemoram 20 anos de trabalho com peça de teatro que traz sátira política

No total, o programa contemplou 83 projetos, sendo 67 na categoria adulto e 16 na categoria infanto-juvenil, que circularão no período de setembro de 2015 a novembro de 2016, em mais de 119 municípios localizados nos 27 estados.

Além disso, neste ano serão realizados, em todas as cidades da circulação, encontros com grupos de teatro locais para compartilhar experiências, e os projetos deverão oferecer, em todas as apresentações, tradução para libras – a linguagem brasileira de sinais – e/ou audiodescrição.

Entre 2009 e 2014, o programa já viabilizou a circulação de 160 peças teatrais em mais de 130 municípios de todos os estados brasileiros. Foram cerca de duas mil apresentações, atingindo público superior a 500 mil pessoas.

A peça mato-grossense contemplada é um teatro de sombras inspirado no clássico “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes. Com uma fábula contemporânea que faz referência à história original, cartas enviadas a Dom Quixote se misturam às narrativas reais e imaginárias.

Programação em Mato Grosso

A programação completa ainda não foi divulgada, mas cinco peças vem para cidades de Mato Grosso. “À sombra de Dom Quixote” passará por Cuiabá e Barra do Garças, “O Jardim” vem para Cuiabá, “O olhar de Neuza” vai para Poconé e Rondonópolis, “Pai & Filho” vai para Primavera do Leste”, “Trágica.3” vem para Cuiabá e “Os meninos verdes de Cora Coralina” vai para Rondonópolis.
Imprimir