Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Colégio cuiabano promove festival de teatro em língua estrangeira para incentivar alunos

Da Redação - Isabela Mercuri

Uma nova forma de incentivar estudantes a aprender línguas estrangeiras acontece no Colégio São Gonçalo. Durante esta semana, os alunos participaram pela terceira vez do ‘Festival de Teatro de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Médio’. Para isso, precisaram adaptar obras e realizar peças teatrais em inglês ou em espanhol.

Leia mais:
Segunda animação mais vista da história, 'Minions' ganha adaptação teatral e vem a Cuiabá
Sarau no Museu Histórico encerra programação de Primavera dos Museus com teatro e Adir Sodré

O festival foi idealizado pelas professoras de inglês Fernanda Falconi e de Espanhol Rosemary Mendes. O primeiro dia de apresentações aconteceu na última segunda (28), e o segundo e último dia é nesta quarta (30). No total, 12 peças foram produzidas, sendo oito totalmente em inglês e quatro totalmente em espanhol.

Segundo as professoras, o colégio sempre realiza e apoia atividades para envolver o aluno e estimular as habilidades artísticas e culturais, tais como o Festival de teatro, Semana de arte e cultura, Olimpíadas, Concurso de Redação e Sarau Literário. “Sempre nos surpreendemos com o envolvimento dos alunos. É comum ver alguns deles, que nem sempre se destacam em uma prova, por exemplo, se empenhando ao máximo, falando outro idioma e brilhando nas apresentações, tudo isso porque estão realmente concentrados, focados, acreditam e gostam daquilo que estão fazendo. E quando se faz algo com amor e vontade, o resultado é inspirador”, afirmam.

O projeto também é apoiado pelos pais e por toda a comunidade escolar, já que ele também promove um melhor relacionamento entre alunos e professores. Para o festival, cada turma escolhe e apresenta uma obra, que pode ser tanto nacional quanto internacional, mas deve apresentá-la na língua estrangeira. Os alunos também fazem a confecção de cenário, maquiagem e figurino, direção dos atores, sonoplastia e atuação.

Neste ano as adaptações são de Peter Pan, Percy Jackson, Alice, Branca de Neve, Violetta, Era uma vez, Família Addams, Caminhos da Floresta, A princesa e o sapo, Malévola, Shrek e Zorro. “É maravilhoso ver nossos alunos praticando aquilo que foi ensinado e descobrir verdadeiros talentos escondidos. As línguas Inglesa e Espanhola não devem ser vistas apenas como mais uma disciplina curricular, mas instrumentos facilitadores e diferenciais para a vida”, finalizam as professoras.
Imprimir