Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Festival de teatro regional abre inscrições para participação e interação entre artistas

Da Redação - Naiara Leonor

Os atores de Mato Grosso já podem se inscrever no IX Festival de Teatro Velha Joana, que será realizado entre os dias 08 e 15 de novembro, no município de Primavera do Leste. O prazo vai até o dia 18 de outubro.

Leia mais:
Conheça Kessidy Kess: A voz feminina, negra e da periferia no rap cuiabano
Afinada, cuiabana Lorena Ly é selecionada na 1ª fase do The Voice Brasil

O festival faz parte do Circuito de Festivais Cena Mato Grosso, projeto do Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) que vem para incentivar a realização de festivais teatrais em Mato Grosso, fomentando o setor e descentralizando a arte.

A última edição, que aconteceu no ano passado (2014), contou com a presença de mais de 35 espetáculos de diversas linguagens. Primavera do Leste recebeu mais de 450 artistas e técnicos, possibilitando interações e trocas neste que já se configura como um dos principais encontros das artes cênicas mato-grossenses.

O IX Festival de Teatro Velha Joana conta com três modalidades de apresentação: Mostra Oficial, Mostra Regional e Mostra Panorama. A Mostra Oficial é voltada aos trabalhos selecionados pela Comissão Avaliadora por meio de inscrição prévia. As últimas edições tiveram a participação de grandes grupos teatrais como o grupo XIX de Teatro, Cia. Território Sirius de Teatro e Cia. Arte Negus.

Para Primavera do Leste foi reservada uma modalidade exclusiva, a Mostra Panorama, que vai promover o movimento teatral no município. Por último há a Mostra Regional, destinada a grupos, companhias e coletivos de outras cidades.

O IX Festival de Teatro Velha Joana é realizado pela Prefeitura Municipal de Primavera do Leste por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult). A produção fica por conta da Cia Teatro Faces e do Ponto Cenpro Faces de Cultura.

Para se inscrever é preciso solicitar o edital pelo email festivalvelhajoana@gmail.com.
Imprimir