Imprimir

Notícias / Literatura

Feira do Livro Indígena de Mato Grosso traz ampla programação no mês de outubro

Da Redação - Isabela Mercuri

Como parte das comemorações de 45 anos da UFMT, a terceira edição da Feira do Livro Indígena de Mato Grosso (Flimt) acontece entre os dias 21 e 23 de outubro no Centro Cultural da Universidade, com extensa programação que traz exposições de livros, palestras, mesas de debates, sarau literário, bate papo seguido de autógrafos com os escritores, cantos, rodas de conversa, contação de histórias, além da exibição de documentários e vídeos.

Leia mais:

Dia nacional de incentivo à leitura é nesta quinta e Mato Grosso terá ações em todo o estado
Poesia de Rondonopolitana integra livro do 'maior projeto de edição da América Latina'

Sob o tema “A sabedoria das matas ecoando na cidade”, a Flimt 2015 busca fomentar o entendimento do índio contemporâneo e possibilitar o acesso da sociedade mato-grossense à arte produzida por ele. Abrir espaço para a literatura produzida pelo escritor indígena e pesquisador, índio ou não, é divulgar a cultura, história e as tradições indígenas.

De acordo com a presidente do Instituto Usina, Lúcia Picanço, a literatura indígena “explode em cores dessa floresta repleta de sabedoria, com suas lendas e histórias tantas vezes contadas por sábios e anciões”.

“Essa literatura vem ganhando força no cenário nacional e internacional revelando a sua magnífica originalidade. Existem hoje no Brasil aproximadamente 235 povos indígenas e cerca de 180 línguas diferentes se comunicando. Isso não é pouco, isso não pode ficar no escuro. Isso revela o Brasil que de fato deve ser visto: que é plural e rico em conhecimento ancestral, que é a base de tudo”.

Durante todos os dias da feira, a biblioteca itinerante, de Clóvis Matos também estará presente, com um acervo de livros disponíveis.

Confira a programação completa da Flimt AQUI
Imprimir