Imprimir

Notícias / Artes visuais

Noite de homenagem a artistas e cultura do Estado marcam inauguração da Galeria de Artes Lava Pés

Da Redação - Naiara Leonor

O salão térreo da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) está inundado de arte e permanecerá assim por muito tempo. A inauguração da nova galeria de arte “Lava Pés”, nesta quarta-feira (28) é um marco da valorização da cultura pelo poder público, que abre espaço de uma de suas sedes para uso de artistas e comunidade.

Leia mais:
Aos 20 anos, fotógrafa cuiabana retrata a beleza feminina natural em ensaios de nu artístico
Espetáculo 'Joelma' conta a trajetória de uma das primeiras transexuais do Brasil a buscar readequação de gênero

A primeira exposição do novo espaço cultural homenageia os 80 anos de uma das maiores artistas plásticas do Estado: Dalva de Barros. Ela que foi responsável pela formação da 2ª geração de artistas mato-grossenses, que como disse um de seus discípulos, Gervani de Paula, é uma das maiores artistas do Brasil.

O Ateliê Livre de Dalva foi um local de direcionamento e desenvolvimento artístico. “Dalva teve uma responsabilidade muito grande, foi mentora dessa que chamamos de 2ª geração das artes plásticas em Mato Grosso”, comenta Gervani referindo-se a si e aos amigos Adir Sodré, Benedito Nunes, Dirce Nestor, Márcio Aurélio e Regina Pena. “Procurei reunir nesta exposição às obras que produzimos junto com ela, então aqui estão trabalhos da década de 60, além de itens pessoas de Dalva, que compõem o espaço que tentamos representar seu ateliê”, finaliza Gervani, que é o curador da exposição.


(Foto: Naiara Leonor/ Olhar Conceito)

De um jeito simples e uma suavidade que se enxerga no caminhar, Dalva entrou na galeria acompanhada da primeira-dama do Estado e do Governador. Em uma declaração emocionada e breve, ela fez seu pronunciamento. “Agradeço aos amigos pintores com quem divido essa alegria hoje”.


(Foto: Naiara Leonor/ Olhar Conceito)

A crítica de arte Aline Figueiredo, contou ao público como descobriu o talento de Dalva. “Em 1966 tive a ideia de fazer uma exposição de artistas daqui porque nem eles se conheciam. Um dia passei em frente a uma vitrine e vi duas telas, entrei e perguntei de quem eram, então conheci Dalva de Barros. Dalva tem um realismo ingênuo formidável, de uma verdade muito grande. Ela era a mais indicada para comandar os jovens artistas da época que são esses grandes talentos de hoje.

Suas obras são momentos capturados por mãos ágeis e mente perspicaz de quem sente na ponta dos dedos o momento político, social, cultural do ambiente em que vive. Sensibilidade que transmitiu para seus pupilos, que hoje são também seu legado.

Pedro Taques destacou a trajetória da artista que já morou no interior do Estado, onde tem obras significativas, Mas destacou sobretudo a importância da cultura no Estado e o destaque dela em seu governo. “Temos que fazer estradas, hospitais, mas não podemos esquecer da cultura do Estado”, finalizou o governador.


(Foto: Naiara Leonor/ Olhar Conceito)

Já o Secretário da Secel, Leandro Carvalho, destacou as qualidades da artista. “Dalva tem o dom da generosidade, ela compartilhou esse sentimento com uma geração de artistas”. O secretário também parabenizou e agradeceu os servidores que contribuíram na realização do projeto da galeria. “Fizemos nesse espaço quase um milagre em um mês. Reformamos este espaço em tempo recorde graças aos nossos servidores e demais colaboradores que trabalharam muitas madrugadas. Hoje no dia deles devemos parabenizá-los”.


(Foto: Naiara Leonor/ Olhar Conceito)

Sobre a estrutura da galeria, Leandro conta ao Olhar Conceito que o projeto não esta finalizado. “A ideia aqui é fazer uma cafeteria para tornar o espaço um local de encontro e bate-papo. Por agora dependemos do horário de trabalho dos servidores para o funcionamento, mas futuramente a galeria será aberta também à noite e aos fins de semana, aproveitando o fluxo do shopping e dos bares aqui em volta”, finaliza o secretário.

O dia do aniversário de Dalva, 27 de outubro, tornou-se a partir de 2004 uma data de comemoração e reconhecimento dos artistas plásticos mato-grossenses, com a instituição do “Dia Estadual do Artista Plástico”, pela lei 8.204.

A “Galeria de Arte Lava Pés”, localizada no térreo da Secretaria de estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), está aberta ao público em horário comercial, com entrada gratuita. A exposição em homenagem a Dalva de barros ficará no espaço até o dia 26 de fevereiro de 2016. Nela estão obras da artista e de seus discípulos Gervani de Paula, Adir Sodré, Benedito Nunes, Dirce Nestor, Márcio Aurélio e Regina Pena. A exposição inclui ainda um vídeo-documentário produzido para a ocasião, além de fotos, catálogos, croquis, objetos pessoais e de arquivo da artista. Todos são muito bem-vindos.

Serviço

Galeria de Arte Lava Pés
Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, bairro Duque de Caxias, dentro da Secretaria Estadual de Cultura.
Horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, com entrada gratuita.
Imprimir