Imprimir

Notícias / Literatura

Jornalista e escritora cuiabana ganha R$20 mil em edital para publicar seu primeiro romance

Da Redação - Isabela Mercuri

O trabalho de conclusão do curso de Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi um primeiro passo, mas Stéfanie Medeiros é “água que corre entre pedras”. O livro reportagem e a fidelidade ao real não satisfaziam a mente inquieta da garota, de 22 anos na época, e transformou-se em um romance sobre o que ela imagina ter acontecido nos últimos dias da vida de Manoel de Barros. “Último Verso” – o romance em questão – foi um dos vencedores do Edital da Secretaria de Estado de Cultura (SECEL/MT), e será publicado no início de 2016.

Leia mais:
Jovem escritora e jornalista cuiabana lança seu primeiro livro de poemas com 'biografia da essência'
Escritor cuiabano emociona mãe de Marcos Coutinho com homenagem ao Olhar Direto e ao bom jornalismo

Para escrevê-lo, no entanto, foi preciso disciplina. Stéfanie viajou em maio deste ano (2015) para a Europa, e passou três meses mergulhada em suas páginas. Ela colocou a si mesma a meta de escrever dez páginas por dia, em cerca de quatro horas, pela manhã: “Eu me arrastava da cama às oito da manhã, com sono e frio, mas tinha que escrever”, contou ao Olhar Conceito. “Ter uma criança de dois anos também ajuda a não conseguir dormir”, brinca. A cuiabana, além de escrever, trabalhou como babá em uma cidade da França.

Quando decidiu deixar seu trabalho como jornalista para se aventurar na Europa, a escritora já tinha a pretensão de se dedicar a seu romance, além de viver o “sonho parisiense”. A ideia, no entanto, era inscrever o projeto no prêmio Sesc (o único que ela sabia que acontecia todos os anos). “Cheguei aqui em agosto e logo saiu o edital da Secretaria. Me inscrevi, tive que revisar e reescrever o livro em duas semanas”. No total, “O último verso” ficou com 192 páginas.



A resposta veio no final de outubro, e a confirmação nesta segunda-feira (9). Stéfanie apressou-se para realizar os trâmites burocráticos, e já decidiu os detalhes da edição. Seu romance será editado pela Carlini & Caniato, mesma editora de seu primeiro livro, “Borboletas Infinitas de Coração Imperfeito”, uma reunião de 50 poemas, publicado em 2014. Também será o mesmo o ilustrador da capa, Marcelo Cabral.

O ‘Último Verso’ ainda não tem data para ser lançado, mas a autora confessa a vontade de que ele seja apresentado ao público na Academia Mato-Grossense de Letras, como foi o seu primeiro trabalho. Para o futuro, Stéfanie se prepara para um mestrado em Escrita Criativa no Rio Grande do Sul.


Lançamento do primeiro livro de Stéfanie (Foto: Rogério Florentino Pereira)

O Edital nº2 de 2015 premiou dez escritores no “Prêmio Mato Grosso de Literatura”. Além deste, também foram homologados os resultados dos prêmios de: grafite, música, teatro, dança, artes visuais, circo, tradições MT, quadrinhos, MT criativo e territórios MT. Confira os premiados AQUI.
Imprimir