Imprimir

Notícias / Artes visuais

Papa João Paulo II ganha exposição permanente no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Da Redação - Naiara Leonor

Uma nova exposição permanente já está disponível para visita no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT). Inspirada na visita do Papa João Paulo II ao estado na década de 90, o MASMT exibe objetos utilizados pelo pontífice em sua peregrinação pelas terras mato-grossenses.

Leia mais:
Neste sábado e domingo tem Dom Sebastião no Arena Gourmet do Pantanal Shopping
Nova rota turística “Atacama-Pantanal” é apresentada por comitiva de Mato Grosso em reunião no Chile

A cadeira usada por João Paulo II quando recepcionou os povos indígenas, em Cuiabá, a casula e a mitra (roupa e chapéu) usados para rezar a missa campal, realizada no bairro Morada do Ouro (Sesi Papa ou Papódromo, construído em sua homenagem), bem como o cálice e a patena daquela missa são alguns dos objetos que compõem a exposição, que conta ainda com um curto documentário em que Dom Bonifácio fala sobre o grande evento católico, além de algumas fotos da visita do Papa.

“Já estamos planejando essa nova exposição permanente há algum tempo. Existe uma procura grande por parte do público que visita a exposição Dom Aquino (outra exposição permanente do MASMT), logo, nossa expectativa é a melhor possível, já que se trata de uma exposição inédita em Mato Grosso”, adianta Maria José, diretora técnica do MASMT.

O Papa desembarcou no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, no dia 16 de outubro de 1991, e como de costume, ao chegar ajoelhou-se e beijou o solo mato-grossense. Mesmo com a alta temperatura, a população invadiu as ruas e o que se via era um mar de pessoas querendo ter um vislumbre do santo padre.

Durante sua passagem pela região, visitou vários lugares e sua última visita foi à UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), onde no Ginásio da Universidade celebrou uma missa para 5 mil jovens, ficando impressionado com a participação destes. Ao término, visivelmente cansado, o Papa apoiou-se em uma cadeira e comentou que mesmo assim tudo valia a pena pela alegria e entusiasmo que o povo mato-grossense teve em recebê-lo.

Segundo a diretora técnica do Museu, a temporada 2015 vem recebendo inúmeros agendamentos e visitações escolares, além de uma grande procura por parte de turistas dos mais diversos países. “Percebemos que o Museu tem grande apelo com as escolas e instituições de ensino superior. Temos boa recepção com os professores e muitos agendamentos mensais, de várias cidades do interior do estado, inclusive. Estiveram conosco este ano, estudantes de Poconé, Primavera do Leste, Poxoréo, Tangará da Serra, Barra do Bugres, além, é claro, de estudantes de Cuiabá e Várzea Grande. No período das férias, a visitação se intensifica. Em 2015 recebemos visitantes da Alemanha, Suécia, Holanda, Itália, entre outros”, comemora Maria José.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é administrado via contrato de gestão entre a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e a Associação Casa de Guimarães e está aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 9 às 17h.

Serviço

Exposição permanente “Papa João Paulo II”
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Endereço: Avenida Clovis Hugney - Complexo Nossa Senhora da Conceição, n°: 239.
Bairro: Dom Aquino - Cuiabá- MT
Imprimir