Imprimir

Notícias / Gastronomia

Sorvete de pastel de belém une tradição e frescor e encanta turistas em Chapada

Da Redação - Isabela Mercuri

A receita é antiga e tradicional. Em Portugal, o famoso ‘pastel de Belém’ existe muito antes de ser patenteado pelo empresário português vindo do Brasil Domingos Rafael Alves. Também conhecidos como ‘pasteis de nata’, eles surgiram no Mosteiro dos Jerónimos, onde os clérigos os vendiam para sobreviver. Atualmente, quem visita Chapada dos Guimarães (64km de Cuiabá) pode experimentar a autêntica receita e, além disso, uma novidade mais fresca: o sorvete de pastel de Belém.

Leia mais:
Dentre restaurantes, cafés, franquias e delivery, Cuiabá ganhou quase 20 empreendimentos em 2015
Em 2015, Cuiabá ganhou oito hamburguerias gourmet, além de pizzaria sobre rodas e hot dog sofisticado

Quem comanda o ‘Cantinho de Portugal’ é Simão Morant. Natural das terras lusitanas, o português vive em Mato Grosso há três anos. Dono de uma simpatia singular, ele veio para o Brasil tentar uma vida melhor: “Portugal não estava muito bem e o Brasil tinha mais oportunidades do que lá”. Refazendo a rota marítima em busca do ‘novo mundo’, ele chegou a Cuiabá.

Durante um bom tempo, Simão e sua família venderam as iguarias portuguesas na praça de Chapada, com venda ambulante. Há sete meses, conseguiu se fixar numa lojinha no centro e hoje atrai cada vez mais turistas, depois de unir tradição e frescor.


Simão Morant (Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto)

O sorvete de pastel de Belém surgiu de forma curiosa: “Foi, por perdão da palavra, uma coincidência de idiota. Eu já estava pensando em vender sorvetes aqui, de qualquer marca, e fui visitar uma família em Cuiabá que faz sorvetes. Chegando lá eles me pediram pra mostrar o creme de natas para testar. Eles fizeram o sorvete e adoraram! Marcaram uma degustação e então decidimos fazer”, conta Simão.

O sorvete foi patenteado e, em pouco tempo de existência, já é famoso na região: “Com toda modéstia, eu fiquei impressionado com o tanto de gente que vem, experimenta e repete. Tem mãe que me conta que a criança agora só quer tomar sorvete aqui”. Com o gosto fiel ao pastel, mas a cremosidade e o frescor do sorvete, a novidade não poderia não ser um sucesso.

Agora, o desejo de Simão é expandir sua marca: “Estamos procurando parceiros em Cuiabá para vender o sorvete também em outros lugares”, conta. Além disso, ele continua com suas outras receitas no Cantinho de Portugal, e também sob encomenda.

Por ser um local pequeno, ele não tem como atender os clientes para jantares e almoços in loco, e os pratos devem ser encomendados com no mínimo duas horas de antecedência. Dentre as opções estão diversos pratos com bacalhau, além de doces diversos como a aletria e as rabanadas com calda de vinho do porto.
O sorvete, as empadas e os pasteis de Belém, por outro lado, estão sempre fresquinhos e são servidos de quinta a domingo no cantinho.

Serviço

O Cantinho de Portugal fica na Rua Quinco Caldas, 90, Centro, Chapada dos Guimarães. Mais informações e encomendas pelo telefone (65) 8163-6737.
Imprimir