Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

No cine teatro

Estudantes recebem premiação do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito

Foto: SECOM/MT

Estudantes recebem premiação do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito
Oito grupos de teatro amador formados por alunos de escolas da rede pública e privada de Mato Grosso participaram da etapa estadual do 17º Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran) nesta quinta-feira (20), no Cine Teatro Cuiabá. O evento é promovido pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso (SPRF-MT) e premiou os três primeiros lugares em 9 categorias.
 
Leia também:
Peça teatral #Juntos leva educação financeira a cidades de Mato Grosso

Segundo a assessoria de imprensa, na categoria Infantil, o 1º lugar foi para a peça ‘Formigueiro em Ação’, encenada por alunos do Espaço Cultural Fonte do Aprendiz, de Querência. Na categoria infantojuvenil, o espetáculo ‘Interligados’, da Escola Estadual São José, de Pontes e Lacerda, levou o troféu de primeiro lugar. Para completar o pódio, na categoria Juvenil quem levou o 1º lugar para a cidade de Primavera do Leste foram os atores da peça ‘Reverso’, estudantes da Escola Municipal de Teatro.
 
O festival teve início em 23 de maio e apresentou 133 espetáculos nas cidades de Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Colniza, Comodoro, Cuiabá, Diamantino, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Querência, Sorriso e Várzea Grande. Mais de 3.500 atores participaram das encenações, atraindo uma plateia de quase 15 mil pessoas.
 
O principal objetivo do evento é, tendo a arte cênica como ferramenta didática, sensibilizar e conscientizar crianças, adolescentes e jovens sobre o seu comportamento no ato de transitar por ruas e avenidas.
 
“Desta forma, contribuímos para estabelecer o bom convívio social e ainda fomentar a produção cultural e artística no ambiente escolar. Além do mais, ajudamos a promover a educação para o trânsito com o compromisso de transformar atitudes e salvar vidas”, definiu o Superintendente da PRF em Mato Grosso, Francisco Élcio Lima Lucena.
 
17º Fetran
 
Destinado aos alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano), Ensino Médio e EJA - Educação de Jovens e Adultos, das escolas da Rede Pública e privada em Mato Grosso, o festival é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, com o Departamento Estadual de Trânsito e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. Também recebe apoio de prefeituras e vários outros parceiros que se inserem no âmbito dos projetos de Educação para o Trânsito, de acordo com as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro.
 
Nesta etapa do festival, também participaram escolas e Institutos de alunos PCD dos projetos culturais e programas sociais de cunho educativo ligados diretamente às Secretarias Municipais de Ação Social, de Educação e Cultura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet