Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

NO PALCO DO CINE TEATRO

Autor cuiabano lança peça de teatro sobre ansiedade e depressão para público juvenil

Foto: Divulgação

Autor cuiabano lança peça de teatro sobre ansiedade e depressão para público juvenil
O escritor Alan Barros está lançando a peça de teatro “Tô Off! E agora?”, com o objetivo de alertar sobre a importância de falar sobre ansiedade e depressão, mostrando também que há uma saída. O evento acontece no Cine Teatro Cuiabá, nos dias 23 e 24 de maio e será aberto exclusivamente para alunos da rede estadual de ensino.

Leia mais
Casa Barão recebe nova edição de sarau literomusical com destaque para potência e luta da raça negra


Ao todo, são esperados cerca de 1.500 espectadores, que serão escolhidos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a partir de um monitoramento, que definiu as unidades mais sensíveis ao tema.

Desde que começou o seu trabalho com o tema Depressão e Ansiedade, Alan Barros tem usado diferentes recursos para trabalhar com diferentes grupos. Ele começou com o lançamento do livro "Tenho Depressão. E agora?" e depois seguiu uma carreira como empreendedor social e promotor de eventos voltados à saúde mental.

A peça é baseada em experiências vividas por Alan e está dividida em quatro cenas, nas quais o autor pretende desenvolver uma conversa direta com os adolescentes passando por diferentes perspectivas da depressão e ansiedade. Na primeira parte, o personagem Arthur, um adolescente em busca de tratamento, aborda a relação dele consigo mesmo, com o ambiente que o rodeia e com as informações que chegam pela TV e pelo celular. Ele também trata de sentimentos muitas vezes não expostos a ninguém e reservados aos momentos de solidão.

Na segunda parte, a mais emocionante da peça, retrata a relação em família. A falta de entendimento, os paradigmas religiosos e até mesmo o preconceito estão presentes nas interações de Arthur com os pais.

Em seguida, na terceira cena, o foco é o ambiente escolar. Arthur se reúne com os amigos, explica o que tem, como está buscando a cura e a importância das amizades. Nos diálogos, são retratados os estereótipos associados a quem tem depressão e desmistificadas questões como a falta de responsabilidade ou descompromisso com o trabalho. Nesta parte, há uma preocupação em se esclarecer quem são os integrantes essenciais de um suporte multidisciplinar e a função que cada um dos profissionais tem no grupo.

Já na última parte, um clima de final encaminhado para o feliz. Com tratamento em andamento e obstáculos diários sendo enfrentados, nosso protagonista mostra-se otimista com o futuro e com a perspectiva de melhora constante.

Segundo Barros, será apresentado o projeto piloto e a expectativa é ampliar o número de apresentações em um futuro próximo, sempre buscando teatro estruturados para que os alunos tenham a oportunidade de ter acesso aos espaços de culturais e produções profissionalizadas.

"É a oportunidade de tirar momentaneamente aquele adolescente do pátio da escola e transportá-lo para um outro universo, o da cultura, porque eu realmente acredito que a Cultura salva vidas. Ao tirar aquele aluno do ambiente comum de convivência conseguimos despertar nele muitas outras sensações e ele absorve muito mais", afirma.

O projeto teve o apoio financeiro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio de uma emenda parlamentar do deputado Carlos Avalone. Dirigido por Paulo Fábio, o espetáculo tem como dramaturgo Sérgio Lima Sampaios e os atores: Hudson Ferreira como o protagonista Arthur; Rodrigo Marques como Paulo – pai de Arthur; Aline Fauth como Ana – mãe de Arthur; Helouise Fransolin como Alice – amiga de Arthur; e, João Marimon como Carlos – amigo de Arthur.
 
Quem é o autor?

Alan Barros se apresenta como empreendedor social, palestrante, porta-voz da saúde mental, mediador de cursos de capacitação, produtor de eventos e iniciou sua jornada na luta contra a depressão e ansiedade há mais de 25 anos. Quando adolescente foi diagnosticado, teve pensamentos suicidas e passou por muitas experiências e tratamentos até conseguir viver bem, mas ainda em processo de cura.

As barreiras e obstáculos enfrentados fizeram o autor identificar um propósito de vida, que estava distante da sua formação profissional naquele momento. Por este motivo, começou a estudar, especializou-se e, hoje, está focado em ajudar as pessoas que sofrem com a depressão e ansiedade a partir da abordagem em 4 dimensões: corpo, mente, espírito e tecnologia.

O seu primeiro trabalho foi o livro "Tenho Depressão. E agora?", que segundo ele serviu como um desabado e abriu os portões para novas metas. Elas iam surgindo a partir do contato com os leitores e, assim, surgiu o grupo de apoio #Fale e os eventos voltados para população em geral e também profissionais da saúde.

Em todos os seus trabalhos, Barros traz elementos de sua experiência pessoal e afirma que isso não faz ele reviver a dor. "Sinto-me vitorioso de ver que superei e desafiado em ajudar quem passa por esta situação", conclui.
 
(Com informações da assessoria)
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet