Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Música

MÚSICA DE FRONTEIRA

Henrique Maluf lança 1ª Coletânea de Rasqueado Cacerense em concerto com Orquestra CirandaMundo

Foto: Reprodução

Henrique Maluf lança 1ª Coletânea de Rasqueado Cacerense em concerto com Orquestra CirandaMundo
Quando Henrique Maluf começou sua trajetória profissional na música, aos 14 anos de idade, o rock foi sua primeira escolha. No entanto, nascido e criado em Cáceres, que é banhada pelas paisagens pantaneiras e faz fronteira com a Bolívia, não demorou para que os ritmos regionais ganhassem seu coração. Parte dessa trajetória poderá ser vista de perto na quinta-feira (24), às 20h, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá.

Leia também
Cuiabanos organizam viagem em família e se surpreendem com cancelamento de 18 passagens: 'minha mãe chorou'


O álbum será apresentado ao público com o concerto “Fronteira Sinfônica”, ao lado da Orquestra Ciranda Mundo, em apresentação única. Durante o espetáculo também será gravado um DVD homônimo. O ingresso para a apresentação serão vendidos no dia do evento por  R$ 2 e 1kg de alimento não perecível. 

“Passeio muito bem pelo rock, mpb, samba, soul music e, claro, pelo rasqueado de fronteira, também chamado rasqueado pantaneiro. O ritmo rememora minha infância e é um belo exemplo de como a música é sempre uma leitura da região onde ela está, sofrendo influências locais e modificando conforme o seu entorno. O rasqueado de fronteira, por exemplo, é muito diferente do rasqueado cuiabano”, explica Henrique. 

Além de tocar e cantar o rasqueado de fronteira, Maluf também se tornou um estudioso da área quando começou uma pesquisa profunda sobre o rasqueado pantaneiro cacerense entre 1984 até 2022, no mestrado em História da UFMT. 

O álbum “1ª Coletânea de Rasqueado Cacerense” é uma realização do Instituto Ciranda, Associação Mato-grossense de Cultura (AMC) e apoio institucional do Instituto Realize. A obra também contou com patrocínio da Lei Aldir Blanc, da secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel) e Governo Federal. 

A gravação do DVD é uma realização do Instituto Ciranda e da AMC, com apoio do Instituto Realize, patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e da secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel). 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet