Olhar Conceito

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Música

produção cultural

Festival Pras Bandas de Cá lança 10 clipes com músicas autorais em projeto que valoriza arte regional

Foto: Reprodução

Festival Pras Bandas de Cá lança 10 clipes com músicas autorais em projeto que valoriza arte regional
Por meio do projeto de valorização da música regional “Festival Pras Bandas de Cá”, dez artistas puderam gravar clipes com produção e equipamentos profissionais no Mirante Alto do Céu, em Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá). O resultado foi parcialmente lançado na manhã desta terça-feira (29), no Youtube. 

Leia também
Professor recebe corredor de aplausos e carinho dos alunos ao voltar para sala de aula em Cuiabá; veja vídeo


No total, foram lançados 30 clipes. Cada artista teve direito a gravar três músicas autorais ou com arranjos inéditos. Do rap ao sertanejo de raiz, o edital do projeto que pertence ao laboratório de economia criativa Cordemato, selecionou a banda Cão do Mato, Pacha Ana, Renato Braga, Rafa Barros, Chris Chaves, Mariana Borealis, Kleuber D’Moura, Geandro Moura, Niely Cardoso e Johnny Everson. 

O Cordemato, que entre 2021 e 2023 gravou cinco CDs de artistas regionais, teve apoio da secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Presidente do instituto e idealizador do projeto, Johnny Everson, explicou que a incubadora musical nasceu do sonho de gravar o próprio disco na década de 80. 

“A estrutura mais próxima era em Campo Grande (MS). Hoje nós vivemos novos tempos, mas percebemos que ainda assim um material com alto nível de profissionalismo, de qualidade e com equipamentos de alta tecnologia para a produção ainda era inatingível para artistas de grande talento, mas pequenos, que estão começando carreira e sem muitos recursos financeiros”. 



A escolha do local de gravação também foi pensada para valorizar o potencial turístico de Chapada dos Guimarães. “Foi quando pensamos no Festival Pras Bandas de Cá, para gravar clipes de alta qualidade e em um grande cenário, para que seja pelo cenário ou pela música, o mundo pudesse conhecer o melhor de Mato Grosso”. 

De acordo com ele, a maioria dos artistas selecionados pelo edital ainda não tinham clipe profissional gravado. Do nascer ao pôr-do-Sol, a produção no Mirante Alto do Céu teve 28 horas de duração. A cantora Mariana Borealis, que participou do evento de estreia dos clipes na Secel, em Cuiabá, afirmou que a oportunidade foi um “presente imensurável”. 

“É um presente imensurável termos a oportunidade de gravar um clipe. É meu segundo clipe em mais de dez anos de carreira, então é uma caminhada que precisamos de esforço mútuo e de uma coletividade muito grande”. 

O secretário adjunto da Secel, Jan Moura, ressaltou que o Festival Pras Bandas de Cá também funciona como portfólio para os artistas regionais. “Sabemos que esse acesso é feito através de clipes musicais e produtos bem feitos para que os artistas possam apresentar suas músicas para as gravadoras nacionais e produtores de festivais ou de eventos nacionais”.



Os clipes podem ser acessados aqui
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet