Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

em Chapada dos Guimarães

'City tour' tem café da manhã tradicional, trilha no Parque da Quineira e almoço de chef quilombola

Foto: Reprodução

'City tour' tem café da manhã tradicional, trilha no Parque da Quineira e almoço de chef quilombola
O Café da Deva, a trilha ecológica pelo Parque da Quineira, que guarda a lenda de um protetor da natureza, e o almoço preparado pela chef quilombola Deni Correia, são algumas das experiências oferecidas pelo projeto "Bora Passeá - City Tour Histórico, Artístico e Cultural", em Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá). O primeiro passeio acontecerá neste sábado (30), às 7h30, para moradores da cidade e convidados. 

Leia também
Conheça artistas premiados nas categorias artes visuais, audiovisual, dança, literatura e teatro em Cuiabá


Durante o roteiro, os participantes vão conhecer lugares, contos e lendas que preservam a memória da cidade. A cultura também é expressada através da gastronomia regional, como no caso do Café da Deva, que é a primeira parada do passeio turístico. 

A cozinheira é conhecida pelos moradores de Chapada dos Guimarães por ser uma das únicas que ainda produzem bolo de arroz artesanal feito no pilão, algo tradicional em Mato Grosso. Deva também prepara o saboroso doce de mangaba. 

Em seguida, os participantes vão conhecer o trabalho das bordadeiras, onde terão oportunidade de ouvir as histórias de Chapada dos Guimarães contadas pelo olhar delas. O objetivo do city tour é ser uma experiência sensorial que oferece uma "viagem no tempo" através dos relatos contados por moradores antigos da cidade. 

O passeio também inclui uma visita ao Museu de Arte Sacra do Santuário de Sant’Ana e uma trilha ecológica pelo Parque da Quineira, que guarda histórias e lendas da cidade. Uma delas, a do Troá, um ser mitológico guardião da natureza que solta gritos assustadores para espantar ameaças e perigos à mata e aos animais.

O tour terminará com um almoço típico, preparado pela chefe quilombola Deni Correia, no Centro Cultural Casa de Vó. Além dos passeios pelos lugares históricos e culturais, o roteiro inclui performances e intervenções artísticas.

O primeiro passeio inaugural será gratuito, mas os próximos a serem agendados, que têm previsão para acontecer a partir do mês de outubro, custarão a partir de R$ 150 por pessoa, incluindo alimentação.

Para participar, é necessário entrar em contato com a responsável por pelo site ou Instagram, no perfil @borapasseamt.

A iniciativa está entre as 40 aprovadas no edital Starter MT Criativo, da secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O projeto pretende mostrar ao público outra perspectiva de Chapada dos Guimarães, que é conhecida pela natureza exuberante, mas também guardiã de uma cultura regional rica. 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet