Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

GRUPO TIBANARÉ

Trupe cuiabana leva lambadão para Xangai com espetáculo infantil que une teatro, dança e palhaçaria

Foto: Bruna Obadowski

Trupe cuiabana leva lambadão para Xangai com espetáculo infantil que une teatro, dança e palhaçaria
Com o espetáculo "Fiu Fiu - Um Encontro entre Pássaros", o Grupo Tibanaré, de Cuiabá, foi selecionado para participar do 13º Festival Internacional de Teatro para Infância de Shanghai, organizado pelo Children’s Art Theatre of China Welfare Institute, que começa nesta quinta-feira (5) e segue até 15 de outubro, em Xangai, na China. 

Leia também
Karola Nunes é indicada de MT e concorre a vaga em nova categoria do Prêmio Multishow


A participação do Grupo Tibanaré será com cinco apresentações nos teatros Jie Jie Le Theatre e no Jia Le Theatre.  O espetáculo Fiu Fiu - Um encontro entre pássaros une teatro, dança e palhaçaria para construção de uma narrativa poética e encantadora que retrata os encontros e desencontros de um possível amor.

Desde sua criação, em 2013, para o público infanto-juvenil, circulou por vários festivais internacionais. A equipe atual é formada pelo ator e diretor Jefferson Jarcem, a atriz Ana Carolina de Mello, a produtora e iluminadora Fernanda Grandes e a sonoplasta Débora Veiga.

"A expectativa é muito grande, as cinco apresentações estão com os ingressos esgotados e esperando uma plateia muito afetiva. Mesmo com a dificuldade com a língua local, estamos sendo recebidos com muito apresso e visivelmente o evento aguarda ansioso pelos passarinhos", explicou Jefferson. 

Além de Shangai o grupo já passou por Cabo Verde, Angola, Argentina, Estados Unidos, Holanda, Turquia, entre outros países. Já participou em duas ocasiões em eventos virtuais de Shanghai e Pequim, na China. Depois de um longo período limitados à participação virtual em eventos pelo mundo por causa da pandemia, o grupo retorna presencialmente no circuito internacional e já confirma que existem outros países em negociações para 2024.

Algumas andanças tem a parceria firmada com a Amazonas Network, através da reconhecida produtora Bebe de Soares. O Grupo Tibanaré nasceu no Coxipó, em 2006, de forma independente e construiu uma trajetória de amadurecimento artístico que se manifesta nas circulações regionais, nacionais e internacionais.

Carrega na bagagem a cultura popular mato-grossense, o teatro de rua, o teatro físico, a dança e a palhaçaria como campo de estudo. Conquista a simpatia do público por se comunicar de forma simples, mesmo com trabalhos diversos e complexos. Fiu Fiu – Um Encontro entre Pássaros traz uma particularidade que é o lambadão cuiabano, patrimônio cultural e imaterial de Mato Grosso. 

Para conhecer mais os trabalhos do grupo, acesse as redes sociais @grupotibanare.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet