Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

espetáculo sobre siriri

Flor Ribeirinha vence festival de dança na Coreia do Sul considerado o segundo maior do mundo

Foto: Reprodução

Flor Ribeirinha vence festival de dança na Coreia do Sul considerado o segundo maior do mundo
Com espetáculo em homenagem ao siriri e Boi Bumbá, o grupo cuiabano Flor Ribeirinha conquistou mais um título no final de semana durante o "Cheonan World Dance Festival", na Coreia do Sul, considerado o maior evento de dança folclórica da Ásia e o segundo maior do mundo. Em 2016, o grupo participou do evento pela primeira vez e trouxe a medalha de prata para Cuiabá. 

Leia também
‘Dos 10 maiores hotéis de Cuiabá, 8 já estão lotados’: presidente de associação do setor vê final de semana agitado


Liderado pela mestre da cultura Domingas Leonor da Silva, da Comunidade de São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, o Grupo Flor Ribeirinha acumula outros títulos mundiais, conquistados em países como Turquia (2017), Polônia (2021) e Bulgária (2022).

Por meio da Associação Cultural Flor Ribeirinha, o grupo atua no resgate, manutenção, proteção e difusão da cultura mato-grossense, com foco no siriri e cururu. Além disso, contribui para a preservação de tradições cuiabanas, como as celebrações das festas de santos, produção de cerâmica em argila, comidas e bebidas típicas, confecção e uso da viola de cocho, além da valorização do modo de vida da população ribeirinha.

Desde que começou a viajar pelo mundo, foram mais de 20 apresentações internacionais, com apoio da secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Para o festival na Coreia do Sul, o recurso foi de R$ 628,5 mil, garantindo que os integrantes do Flor Ribeirinha representassem Mato Grosso no evento internacional. Ao todo, 17 países participaram da disputa mundial.

“O Flor Ribeirinha é um importante grupo que há 30 anos pesquisa e mantém viva a nossa tradição, e estamos muito felizes com mais esta grande conquista. Impulsionado pelo incentivo direto do Governo do Estado, o grupo tem alcançado resultados louváveis e temos a certeza que o Flor Ribeirinha está abrindo os caminhos para que mais grupos possam chegar lá”, ressaltou o secretário adjunto de Cultura, Jan Moura.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet