Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

15ª edição

Com três dias de apresentações, Festival de Siriri e Cururu terá entrada gratuita em Cuiabá

Foto: Reprodução

Com três dias de apresentações, Festival de Siriri e Cururu terá entrada gratuita em Cuiabá
O Festival de Siriri e Cururu chega a 15ª edição a partir desta sexta-feira (15), com três dias de apresentações e entrada gratuita no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. De acordo com a organização, o evento será histórico, já que é resultado do trabalho coletivo de mestres da cultura popular e diretores dos grupos que mantêm viva a tradição.

Leia também
Abertura do 'Natal da Gente' do grupo O Boticário reúne 8 mil pessoas em Cuiabá

O festival segue até domingo (17), com apresentações sempre a partir das 19h. São mais de dez grupos de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger que vão mexer com a memória afetiva de quem já participou de alguma das tradicionais festas de santo ou celebrações em importantes espaços de convívio, que são os quintais da Baixada Cuiabana.
 
A potência dos movimentos coordenados do siriri, a riqueza do figurino colorido e ritmo enérgico dos curureiros, que cantam, dançam e sapateiam fortemente, com sincronia e destreza incomparáveis, prometem emocionar o público. 
 
O grupo Tradição Cuiabana do Coxipó, inicia a série de apresentações na sexta-feira (15). O diretor artístico, Avinner Brandão, explica que a cururu "é o pai de todo esse processo cultural". Respeitando a linha do tempo da tradição virão os grupos de siriri, com o espetáculo "Identidades do siriri". Neste momento, realizam um desfile com suas bandeiras, representando os territórios e simbologia. "Serão realçadas as raízes indígena, afro-brasileira e também, colonial, que confere a tradição católica". 

Na sequência, virão os grupos de siriri. Um vídeo antecede os espetáculos, contando um pouco sobre cada grupo. Ainda no dia 15, os mestres de cerimônia, Totó Bodega, Elias Neto e Comadre Pitú, convocarão ao palco os grupos Voa Tuiuiú, São Gonçalo Beira Rio e Flor Serrana.
 
Já no sábado (16), é a vez do público conferir o espetáculo de siriri do Estrela Guia, Vitória Régia do Pantanal, Raízes Cuiabanas e Siriri Flor do Campo. No domingo (17), Flor de Atalaia, Coração Tradição Franciscano, Siriri Elétrico e por fim, o Flor Ribeirinha.
 
Retomada
 
O diretor artístico do festival, Avinner Brandão, conta que os mestres e artistas do siriri e cururu estão ansiosos para ocupar, sob todos os ângulos, a principal vitrine da produção artística. "Especialmente porque os grupos estão assumindo o protagonismo de sua própria história, sem interlocutores. Eles têm voz ativa na tomada de decisões. Então, podemos dizer que é a cultura pensada pelo povo, para o povo", celebra. 
 
Nesta edição o Festival, se concretiza por meio de uma rede formada pelo Instituto Nandaia - que reúne nove associações de siriri - e o Instituto Brasil e Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Tem ainda apoio cultural do Sesi Mato Grosso, Pró-Reitoria de Cultura, Esporte e Vivência, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Grupo Energisa e Instituto Energisa.
 
Avinner explica que a produção coletiva do festival, culmina com o fortalecimento do segmento. "O festival é resultado da união de forças, então, fortalece o movimento. Juntos, temos mais poder de dialogar com o poder público, de articulação e de luta por mais políticas públicas para os agentes culturais que atuam em defesa das tradições do povo mato-grossense".  
 
Programação completa:
 
15/12 - SEXTA - 19h
- Dispositivo de autoridades
- ⁠Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó
- Cerimônia de abertura: Espetáculo "Identidades do Siriri"
- Grupo de Siriri: Voa Tuiuiú
- Grupo de Siriri: São Gonçalo beira rio 
- Grupo de Siriri Flor Serrana 
 
16/12 - SÁBADO - 19h
- Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó
- ⁠Cerimônia de abertura: Espetáculo "Identidades do Siriri"
- Grupo de Siriri Estrela Guia 
- Grupo de Siriri: Vitória Régia do Pantanal
- Grupo de Siriri Raízes Cuiabanas
- Grupo de Siriri Flor do Campo
 
17/12 - DOMINGO - 19h
- Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó
- ⁠Cerimônia de abertura: Espetáculo "Identidades do Siriri"
- Grupo de Siriri Flor de Atalaia
- Grupo de Siriri Coração Tradição Franciscano
- Grupo Siriri Elétrico
- Grupo de Siriri Flor Ribeirinha
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet