Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

espetáculo no céu

Chuva de meteoros 'Geminídeas' será vísivel em MT; veja melhores regiões e horários

Foto: Reproduçaõ

Chuva de meteoros 'Geminídeas' será vísivel em MT; veja melhores regiões e horários
A chuva de meteoros Geminídeas, que leva esse nome por ocorrer na constelação de Gêmeos, acontece sempre em meados de dezembro. Nesta quinta-feira (14) e na sexta-feira (15), ela poderá ser vista em algumas regiões do Brasil, incluindo Mato Grosso. 

Leia também
Daniel faz show em Cuiabá para celebrar 40 anos de carreira e homenagear João Paulo


O Climatempo informou que o leste de Mato Grosso, perto da divisa com Goiás e no Pantanal, terão as melhores condições metereológicas para que a chuva de meteoros seja visualizada.

Em Cuiabá há risco de pancada de chuva na noite desta quarta-feira (14), mas a agência climática orienta que vale a tentativa de tentar ver o espetáculo no céu. O melhor horário para conseguir visualizar a chuva de meteoros em Mato Grosso será às 23h. 

De acordo com o Climatempo, a chuva de meteoros Geminídeas é uma das maiores do ano e possui a maior quantidade de meteoros por hora. Chuva de meteoros é como as “estrelas cadentes” são chamadas popularmente.

O fenômeno é resultado da interação da atmosfera terrestre com o material deixado pela passagem de cometas. Quando a Terra passa pela nuvem de detritos de um cometa, partículas de gelo e poeira queimam ao entrar em contato com a atmosfera terrestre e dão origem aos corpos luminosos que vemos riscando o céu. 

As chuvas de meteoros acontecem por vários anos consecutivos e cada uma tem um época certa para ser visualizada. Elas são batizadas com o nome da constelação de onde parecem coemçar.

Geminideas ou Geminides (constelação de Gêmeos), Perseidas (constelação de Perseus), Leônidas (constelação do Leão) são algumas das chuvas de meteoros mais famosas. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet