Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

exposição virtual

Casa Silva Freire chega ao metaverso com obras feitas por crianças durante oficinas em Cuiabá

Foto: Reprodução

Casa Silva Freire chega ao metaverso com obras feitas por crianças durante oficinas em Cuiabá
Após ficar em exposição presencial na sede da Casa Silva Freire, a mostra "Por dentro dos corações cuiabanos" invadiu o espaço virtual. As peças feitas por crianças durante oficinas sobre educação patrimonial podem ser visitadas no Spatil, plataforma do metaverso onde é possível passear pelo espaço e interagir com os outros visitantes. 

Leia também 
Aos 60 anos, feirante passa em Direito na UFMT e sofre preconceito: ‘desejavam que ela morresse’


Com o fim da exposição, as crianças foram convidadas a compartilharem significações sobre o processo. Também puderem levar para casa as obras produzidas e socializar o aprendizado. A exposição pode ser visitada através do link ou pelo App do Spatial que pode ser baixado gratuitamente nos dispositivos móveis. 

Atividade do projeto "Educação Patrimonial com crianças: formação de agentes culturais", a mostra reúne obras de arte feitas por crianças entre 5 e 11 anos de idade. A proposta teve como fio condutor a metodologia participativa, potencializando a vivência autoral, a partir de uma narrativa encorajadora aberta a infinitas possibilidades: o que tem dentro dos corações cuiabanos?

De pinturas a esculturas, as respostas refletiram a singularidade do olhar das crianças para o Centro Histórico e para o patrimônio material e imaterial de Cuiabá. A casa da avó, o manguezal, o calor cuiabano e todos os principais símbolos cuiabanos apresentados foram capturados e apropriados na construção de novas narrativas. 

Coordenadora do Núcleo, Daniela Freire ressalta a importância do projeto frente ao diálogo intergeracional e das subjetividades de adultos e crianças, que valorizam a sobreposição das camadas envolvendo diferentes produções artísticas e o tensionamento da tradição e da novidade. "Eis o desafio assumido pelo projeto: ampliar ao máximo o nível de participação das pessoas, adultos e crianças envolvidas; incentivar o diálogo intergeracional  e trabalhar a relação entre tradição e novidade, memória social, lembranças pessoais  e ato criativo", destaca. 

O projeto é uma realização da Casa Silva Freire, através do Núcleo Cultura, Crianças e Infâncias, com incentivo da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), via edital Viver Cultural.

A Casa Silva Freire

A Casa Silva Freire Ponto de Cultura e Ponto de Memória reconhecida pelo IBRAM, a Casa abriga o acervo literário do poeta Benedito Sant'Ana da Silva Freire e a produção do Movimento Intensivismo e Poema//Processo. Fundada em 8 de abril de 2010 é uma associação sem fins lucrativos, que possui a finalidade de preservar e difundir a obra do poeta por meio da promoção e incentivo à cultura, educação, literatura, arte e ciências em Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet