Olhar Conceito

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Cinema

DIAMANTE EM POXORÉU

Premiado documentário sobre garimpo é exibido no Cinemato; Confira

Foto: Reprodução/Da Assessoria

Premiado documentário sobre garimpo é exibido no Cinemato;  Confira
“Por que um povo sem Cultura não existe”, é o slogan observado no documentário pelo jovem diretor de teatro, que volta à sua cidade natal para realizar uma peça sobre a história vivida pelos velhos garimpeiros. Após ser visto em vários cantos do mundo, o premiado documentário “Buracos, a Herança do Diamante”, do Ponto de Cultura Arte Itinerante será apresentado na “terrinha”, no 19º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, com realização da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso.

Leia mais: A sessão vai começar: 19ª edição do Cinemato terá abertura oficial nesta quinta-feira
Cinemato promove debate em seminário sobre a retomada da produção audiovisual em Mato Grosso

A vida, o cotidiano e a herança da época vindoura do diamante em Poxoréu, uma das cidades mais antigas de Mato Grosso, agora poderá ser vista no telão do Anfiteatro do Espaço CDL, nesta segunda-feira (24.02), às 18h. “Buracos, a Herança do Diamante” teve destaque no “RIFF”, o Roma Independent Film Festival, participou também do “Festival É Tudo Verdade”, em São Paulo, e outro em Israel.

Trata-se de uma co-produção ítalo-brasileira realizada pelo “Ponto de Cultura Arte Itinerante” de Poxoréu, cujo diretor é italiano, Matteo Ferarini, e o produto é a história de Poxoréu e a população local com depoimentos instigantes sobre a era do garimpo e o auge do diamante. “É uma honra apresentar o documentário no Cinemato, e considero muito importante o convite feito pela Secretaria de Estado de Cultura e pelo Festival para que possamos contar a história de Poxoréu, documentário este que já viajou o mundo, sendo visto em vários festivais”, destaca o coordenador cultural da Associação Partilhar, Gian Piero Barozzi, também italiano e responsável pelo Ponto de Cultura do município em destaque.

Sinopse

No inicio do século passado, uma multidão de aventureiros caminha meses para chegar aos grandes garimpos de diamantes da região do Araguaia, em particular na de Poxoréu. Buracos é a história desses aventureiros, contada por eles. Quando o diamante acaba e a sorte desaparece, a incapacidade de planejar o futuro permanece como única lembrança do diamante. Nessa realidade, um jovem diretor de teatro volta na sua cidade natal para realizar uma peça sobre a história vivida pelos velhos garimpeiros.

A equipe de direção é composta por Matteo Pecorara, na fotografia e som, montagem e edição por Renato Lisanti, arte por Gabriella Pezzani, dirigido pelo produtor Gian Piero Barozzi. Para a coordenadora de Ações Artísticos Culturais da SEC-MT, Cinthia Mattos, é importante a valorização das ações dos Pontos de Cultura. “Ver um Ponto de Cultura sendo premiado em festival internacional nos faz ter a certeza de que a produção audiovisual de Mato Grosso contribui para o fortalecimento da arte”, frisa a coordenadora.

Programação Cinemato

A programação do 19º Cinemato começa todos os dias a partir das 17h30, e contará com debates dos filmes exibidos no dia anterior,pelos próprios realizadores, e segue com a mostra dos curtas e longas-metragem, ou documentários.

A entrada é gratuita e vale lembrar que os ingressos sejam retirados o quanto antes, a partir das 16h30, pois Anfiteatro do Espaço CDL tem lotação máxima de 250 lugares.



O 19º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), em parceria com os Institutos Cultural América (Inca) e Dancem.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet