Olhar Conceito

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Cinema

filmes nacionais e internacionais

Curtas, longas e documentários invadem as telas do SESC em março com programação rica e gratuita

Foto: Reprodução

Curtas, longas e documentários invadem as telas do SESC em março com programação rica e gratuita
A cada mês, uma vertente do cinema ganha as telas do SESC Arsenal, que traz uma programação ampla e gratuita, para contemplar todos os gostos e possibilidades. Em março, além do tradicional CineSESC haverá também a sessão de curtas e documentários, e também o projeto “Imagens em Pauta” que propõe debater grandes obras da sétima arte. Então, prepare-se para ter uma overdose de filmes em Cuiabá, e que não estão no circuito Hollywood.

Leia também: Orquestra de Mato Grosso abre Temporada 2014 com o renomado violonista Yamandu Costa

CineSESC

Nesta quinta-feira (6), o SESC Arsenal começa a pleno vapor com CineSESC, sessões gratuitas às 19h30, e hoje é a vez do filme francês “Germinal” de Claude Berri, e que retrata o processo de gestação e maturação de movimentos grevistas de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão em relação aos patrões exploradores.

Ambientado no século 19, o filme é baseado na obra de Emile Zola, e é considerado uma das mais belas adaptações literárias da história do cinema. O filme não é recomendado para menores de 14 anos e também será exibido no sábado (8), no mesmo horário.

“O Gato do Rabino” é outro longa-metragem que invade as telas do CineSESC, nos dias 13 e 15 de março às 19h30. Também francês, a animação traz a história do Rabino Sfar que vive com sua filha Zlabya e um gato brincalhão que começa a falar depois de engolir o papagaio da casa. Na Argélia em 1920, o felino que é apaixonado pela dona, faz de tudo para ficar perto, até entrar nas maiores aventuras para tentar realizar o seu Bar Mitzvah, que não é permitido para animais, e aceita as imposições do rabino. Não recomendado para menores de 12 anos.



Para encerrar a programação do CineSESC, o último filme a ser exibido nos dias 27 e 29 de março às 19h30, é “O espírito da Colmeia”, um dos mais premiados longas da Espanha. Um belo e poético filme sobre a inocência sob o contexto do horror e da política. Depois de assistem ao filme “Frankenstein”, duas crianças ficam obcecadas pelo personagem, e o desaparecimento de uma delas aumenta a fixação da outra. Permeado por símbolos e metáforas, o argumento é conduzido de forma transparente. Não recomendado para menores de 16 anos.

Curtas & Docs

Mas, calma, ainda tem mais. Agora a programação dos “Curtas & Docs” do SESC Arsenal, começa já nesta sexta-feira (7) às 19h30. O documentário brasileiro “Justiça” de Maria Augusta Ramos, pousa a câmera onde muitos cidadãos nunca colocaram o pé: um Tribunal de Justiça, e a partir daí acompanha o cotidiano de alguns personagens. Há os que trabalham diariamente como promotores e juízes, e os passageiros, que são os réus. Não recomendado para menores de 12 anos.

E no dia 14 de março, outro documentário brasileiro ganha às telas: “Estado de Seca” de Adriana Cursino, conta a história de João, que ocupou uma escola pública abandonada numa região conhecida como Vale da Seca, entre os valores do Jequitinhonha e São Francisco, em Minas Gerais. A câmera acompanha a família de João durante cinco dias, e que revela a sua peculiar visão do mundo.

O cineasta brasileiro Glauber Rocha


No mesmo dia também será exibido o documentário “Amazonas, Amazonas” do renomado cineasta brasileiro, Glauber Rocha, e se trata do seu primeiro ensaio em cores, rodado entre Deus e o diabo na terra do sol e Terra em transe. Foi encomendado para ser um documentário clássico sobre as belezas e riquezas naturais da região amazônica, mas não deixa de ter as características glauberianas. Os dois filmes são livres para todos os públicos.

Para fechar a programação de curtas e documentários, no dia 24 de março, é a vez do documentário de Victor Lopes “Língua – Vidas em português”. Todo dia, 200 milhões de pessoas levam suas vidas em português, fazem negócios e escrevem poemas. Brigam no trânsito, contam piadas e declaram amor. Todo dia, a língua portuguesa renasce em bocas brasileiras, moçambicanas, goesas, angolanas, japonesas, cabo-verdiana, portuguesas e guineenses. Não recomendado para menores de 14 anos.

Imagens em Pauta

No 8º ano de realização, o Imagens em Pauta debate filmes que marcaram a história do cinema. E neste mês, será realizado o ciclo “Trilogia Samurai” e as atividades do projeto são abertas com a famosa adaptação do livro “Musashi”, que narra as aventuras em três obras, do lendário samurai Miyamoto Musashi.

No dia 11 de março, será exibido às 19h30, “Samurai: O guerreiro dominante” de 1954, a trilogia é do diretor Hiroshi Inagaki. Neste primeiro filme, no interior do Japão, no século XVII, durante a guerra civil que assola o país, o jovem Miyamoto sonha com a glória militar, mas acaba se tornando um fugitivo. Sua vida muda quando é salvo por um monge, que lhe ensinará o caminho da espada para se tornar um samurai. O filme inicia a saga.



Já no dia 18 de março, é a vez da segunda parte, “Morte no templo Ichijoji” de 1955, em que após anos de busca do aprimoramento espiritual seguindo os princípios do Bushido (o caminho do guerreiro), Miyamoto retorna a Kyoto para desafiar o líder da melhor escola de espadachins da região e tem seu amor disputado pela leal Otsu e pela traiçoeira Akemi.

Para encerrar o ciclo e a trilogia, no dia 25 de março, ganha às telas do SESC, “Duelo na Ilha Ganryujima” de 1956, em que Musashi aceita travar um duelo final com seu maior rival, Sasaki Koiiro. No ano em que se prepara para o maior duelo da sua vida, decide viver como camponês. Nesse ano, prossegue a disputa pelo seu amor.

Os três filmes não são recomendados para menores de 14 anos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet