Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Colunas

Animal Print: solte suas feras!

Arquivo Pessoal

Uma tendência que não se esgota, presença constante na lista de clássicos do guarda-roupa, seja em peças ou acessórios, é o Animal Print. Esse tipo de estampa tornou-se popular para as mulheres nos Estados Unidos no final dos anos 1960, durante o movimento Bohemian, se popularizaram nos anos 80 e hoje vemos diversos tipos de cores, formas e texturas. Como chamam muita atenção e dão um ar mais sexy para o visual, é preciso equilibrar a composição com peças básicas e mais discretas. O Animal Print teve sua época “cafona”, já simbolizou luxo e status e hoje se mostra como uma estampa pop. O que eu mais gosto nessas estampas é a liberdade criativa que ela nos proporciona. No entanto, como alerta Constanza Pascolato, “mesmo que de um trabalhão, a verdadeira elegância, sobretudo agora, tem de parecer sem qualquer esforço. Simples assim!”.



Vamos listar as estampas mais clássicas:

Felinos selvagens!

É a estampa queridinha entre os fashionistas que domina as temporadas, o que muda são as formas e variações, desde as tradicionais até as coloridas, podem ocupar a peça inteira ou ser apenas um detalhe. É uma estampa que se reinventa, entre cores vibrantes, ao tradicional preto e branco e tons terrosos. Sempre bem vindas, basta lembrar que na hora de compor um look é preciso prestar atenção para exagerar na produção. Muitas pessoas cometem alguns deslizes na hora de combiná-las e transformam o look num verdadeiro desastre. Esteja alerta: você pode até combinar uma saia ou uma camisa de onça, tigre ou leopardo com a outra peça colorida, portanto deve tomar cuidado com relação aos acessórios, que devem ser discretos e sem exageros, para que não interfira na produção, visto que, a própria estampa já fala por si só.



Deu Zebra!

Por muito tempo as estampas de onça fizeram bonito no reino das estampas animal print, eis que em 2014 surge um espaço para as zebras! Pegando o gancho da trend P&B que é atemporal e super fácil de combinar, a estampa traz consigo uma interessante combinação de grafismos modernos. Seja nas cores tradicionais, preto e branco, ou em tons amarronzados e versões coloridas, as listras já se destacaram nas passarelas de Diane Von Furstenberge Tom Ford.



Píton: a vez da cobra!

Atemporal, a estampa proporciona uma fusão com outros estilos e permite que se desligue da fama de perua e conquiste produções mais nobres. É uma nova opção para repaginar os looks do dia-a-dia e é um ótimo substituto para os vestidos básicos de festa. Outro aspecto do Píton é a variedade de cores e texturas que essa estampa nos proporciona (até mais que a oncinha), principalmente nas bolsas, cintos e sapatos, com tecnologias que imprimem no couro essas variações incríveis que traz estilo e refinamento pra qualquer look básico! Assim como a estamparia felina, o Píton requer cuidados quanto aos exageros, no entanto, prezamos pelo bom senso na hora de escolher um look com estampa de cobra, e não cair no “peruismo” cafona.



Trend+alert: cow print!

Já vemos a estampa de vaquinha em peças que passam pelas principais lojas de fast fashion gringa, como a H&M, Zara e Topshop. Ficam lindas em acessórios, principalmente em bolsas e sapatos que imitam exatamente o pelo da vaca. O que eu gosto nessa estampa é que ela sai do óbvio/clássico e pode ficar muito cool quando usada em peças confortáveis como, moletom, shorts e calças soltinhas. É preferível com o preto e branco, que destacam melhor a estampa, visto que, ela já fala por si só. Mas se você gosta mesmo é de cor, pode ver que fica interessante quando usada com alguma outra peça, ou acessórios de cor vibrante.



Além dessas temos as estampas de tartaruga, girafa e também as Print Animal, a forma literária da estampa, que não é só a pele, coloração ou textura, mas o animal por inteiro. Christopher Kane - copiado pela Topshop -, Giles Deacon na Ungaro e Riccardo Tisci na Givenchy, já fizeram coleções com gorilas, lobos e rottweilers.



Pra finalizar a coluna de hoje, deixo um vídeo bacana de um programa da TV F*Hits do blog da Alice Ferraz, que dá dicas de como usar e ousar com Animal Print.


Comentários no Facebook

Sitevip Internet