Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Colunas

São Paulo Fashion Week: Verão 2015

O SPFW apresentou na última semana a sua 37ª edição e para esta temporada de verão 2015 a curadoria do evento uniu dois temas que a gente adora: moda e arte, transformando o espaço em uma galeria sob os cuidados do olhar apurado do fotógrafo Eder Chiodetto! Ao todo, 32 marcas apresentaram suas coleções. Farei um breve resumo dos destaques e darei ênfase para as grifes que particularmente mais gostei.




Vitorino Campos apresentou sua coleção com looks soltos e transparentes, apostou nas estampas multicoloridas e holográficas para a temporada. A UMA se inspirou no Dadaísmo. As formas amplas e soltas mesclaram jeans com estamparia "trompe l'oeil", que imitava peças em jeans. As metalizadas ganharam destaque e cartela de cores foi além do preto e branco e mostrou peças em amarelo e vermelho. Com saias e vestidos curtos, a Triton mostrou uma coleção feminina romântica e colorida. Ao mesmo tempo, peças urbanas acrescentavam contemporaneidade. A top Candice Swanepoel abre o desfile da Forum com vestido multicolorido. A estilista da marca Marta Ciribelli, se inspirou na flora brasileira e no Pantanal para criar a coleção. Fause Haten costuma sempre apresentar suas coleções através de performance, a apresentação começou com sete modelos de lingerie, viradas de costas para o público Ao som de música instrumental, Fause Haten e assistentes vestiram as modelos. A estilista Gloria Coelho se inspirou em "Criaturas Mágicas" para criar sua coleção e buscou referências nas décadas de 60, 70, 0 e também futurista. Destacamos os vestidos de festa, delicados e elegantes, com saias próprias para o calor brasileiro. Ronaldo Fraga trouxe o trabalho do pintor Cândido Portinari à sua moda tipicamente brasileira, reúne artesanato e estamparia em peças de modelagem amplas, que prezam pelo conforto. Pedro Lourenço mostrou peças que mesclaram um espírito futurista com um retrô dos anos 70. Trouxe variadas opções para as mais jovens, em sugestões fáceis de usar. A cartela de cores sóbria, com bastante preto e branco, ganhou alguns momentos de maior intensidade, com uso do laranja e roxo. A Têca apresentou sua coleção em clima de natureza no jardim da Casa Zeferino. A inspiração para as criações foi o Art Déco, levado às peças na estamparia geométrica e recortes. A cartela de cores começou com looks em cinza e que combinavam o preto e branco, azul e laranja. A marca de Beachwear Movimento apresentou biquínis com modelagens diferentes. As peças conceituais mostrou sua moda praia com muita sensualidade e o trabalho do stylist e diretor de desfile Dudu Bertholini, foram visto no contraste de cores fortes e dos recortes e estampas geométricas com caráter esportivo. Tufi Duek, se inspirou nos anos 50, vimos muito vestidinhos à la Marilyn Monroe, evasês e casacos de Jackie Kennedy. Alguns vestidos tinham modelagens pontudas ou transparências nos seios. O desfile de Lino Villaventura, contou com looks em seda, organza, gaze e jersey de seda foi fechado com vestidos longos de saias fluídas em branco.

Nesta edição do SPFW tivemos três apresentações de estreia, a marca Lolitta, com uma coleção de verão toda feita em tricô, inspirado no México e com uma cartela de cores quente contrastados com a neutralidade do bege e preto. As modelagens eram justas no corpo, com comprimento midi ou com saias rodadas acima do joelho. O estilista Wagner Kallieno estreou sua moda festa mostrou uma coleção inteira em tons de branco, off white e bege claro com transparências e bordados. Inspirada pelo Ano Chinês do Cavalo, a estilista Lilly Sarti apresentou sua primeira coleção com looks em cores terrosas, com bocas de sino e muitas franjas.

Animale: perfume regional, alma cosmopolita

Abriu a temporada trazendo de Pernambuco rendas renascença, recriou estampas à la xilogravura e pincelou um cordel em algumas peças. Captou duas tendências mundiais: artsy e na cartela de cores de tons de marrons. Ao lado dos modelos mais sensuais e justinhos, Priscila Darolt, a estilista, encaixou os tecidos fluidos. Até o couro ganhou caimento fino e leve em blusinhas cropped. Os vestidos e saias de tricô fresquinhos dão um ar retrô, em contraponto com as camisetas básicas, destacaram o hi-lo que a gente tanto gosta e usa hoje em dia.



Adriana Degreas: verão forte e feminino

A marca desfilou uma coleção de moda praia com referências vindas da lingerie, suas peças elaboradas costumam ser do tipo impactantes. A coleção começou em clima mais sóbrio, com hot pants e maiôs, com recortes delicados e bem trabalhados, o tule marcou boa parte das produções. Houve uma releitura do cisne do artista inglês Valter Crane que estampou biquínis, saias e vestidos. Entram tons de verde, rosa e pontos de dourado. A novidade da temporada ficou por conta dos macacões de shape amplo. A veterana Shirley Mallmann fechou o desfile com uma saída de praia metalizada.



Alexandre Herchcovitch: lady like moderna

O formato é anos 50, a coleção à la Marylin Monroe é muito chic! Mas nada é óbvio, clichê. Apesar da inspiração antiga, tudo é extremamente moderno e elaborado. Os detalhes continuam em mangas vazadas, em laçarotes e cristais que permeiam acessórios must-have - preste atenção nas minibolsas com alça invertida! Tudo têm um apelo extremamente usável por mais sofisticado que seja. Destaque ainda para a cartela de cores, com muito branco e explosões de pink e vermelho.



Cavalera: o espírito dos anos 70

Alberto Hiar, levou para a passarela o estilo de festivais de música da década de 70, com uma pitada étnica, vinda de Bali, na Indonésia. Xales de seda, com bordados orientais e franjas, túnicas de chamois, vestidos e saias fluidas repletas de transparências e diversas calças jeans, a maioria de cintura alta. Ponto para os prints florais dark, as calças de chamois a la cowboy e os detalhes de plumas aplicados em tops e saias. O final do desfile contou com um statement, um protesto contra a impunidade, violência e ao estupro.



Colcci : fresca e jovem

A top brasileira Gisele Bündchen, sempre presença na passarela da Colcci, começou a apresentação com o jeanswear, clássico da label, mas a silhueta principal veio feminina, com tops usados sob casacos leves de shape box e saias do tipo sereia. Destacamos também as pantacourts, as saias mídi rodadas e os vestidos de gola canoa. Listrais e florais que surgiram coloridas em pink, branco e diferentes tons de azul. Para encerrar, rendas de algodão e bordados sobre organza e gazar deram um up, que arrematou o mood de verão no balneário, proposta inicial da marca.



Ellus: streetwear cool

A marca trouxe a ideologia de um Brasil sem preconceitos e cheio de misturas. Apresentada no último dia do SPFW, contou com Cauã Reymond e Lea T. na passarela. A Ellus arrasou em sua especialidade, o jeans. A coleção teve a cara da cultura hip hop dos anos 1990. Formas e modelagens clássicas surgem atualizadas por tecidos nobres e processos high-tech. O jacquard ganha aspecto de ráfia, o cetim faz as vezes de croco e a renda assume versão plastificada. Até a bandeira nacional está presente, assim como os 26 estados brasileiros, estampados no avesso do jeans ou reproduzido em jacquard de seda com alpaca. Os acessórios repletos de elementos esportivos, com destaque para as maxi sandálias e os tênis, em sintonia com as passarelas internacionais.



Água de Coco: verão à beira-mar

A grife Beachwear de luxo, comandada pela estilista Liana Thomaz, apresenta saídas de praia perfeitas para qualquer ocasião. Além de modelagens pouco comuns, como o tomara que caia com decote V e o maiô recortado de mangas bufantes, as estampas roubam a cena. Nesta coleção, inspiradas no fundo do mar, aparecem arraias, conchas, corais, algas, peixes e cordas náuticas. Além dos prints coloridos, aparecem também bordados e texturas que enriquecem ainda mais as peças. A cartela de cores tem o vermelho e o verde, em diferentes nuances, mas o amarelo e azul também. Recortes estratégicos continuam fortes!



Reinaldo Lourenço: inspiração londrina

O estilista se inspirou durante o ano novo, em Londres, no metrô, a caminho da festa, percebeu que todas as pessoas estavam arrumadas, mas em um contexto totalmente street. O trench coat feito para a chuva, aparece em versão levinha, com recortes e estampas Liberty, escolheu cinco belas padronagens florais. O verão de Reinaldo é feito para mulheres chics, mas despretensiosas. Destaque ainda para a série de vestidos longos, com transparências, prontos para festas em qualquer época do ano.



Veja toda a movimentação pelo olhar minucioso da diretora Camila Guerreiro, no player logo abaixo:

Comentários no Facebook

Sitevip Internet