Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Colunas

Fashion Rio: o verão é carioca! Confira coluna Trend Hype

Arquivo Pessoal

A 25ª edição do Fashion Rio aconteceu entre os dias 8 a 11 de abril na Marina da Glória, com o tema “Rio, resort tropical, patrimônio mundial, paisagem cultural”, apresentou as coleções de Verão 2014-15. No Fashion Rio estão concentradas as marcas mais comerciais do Brasil, e não necessariamente apenas estilistas cariocas da gema, porém a moda praia prevalece na maioria dos desfiles, principalmente quando o objetivo é lançar as tendências para o próximo verão. Vamos ver o que rolou de melhor na moda carioca!

1º Dia: Patricia Vieira, Alessa, Aüslander, Osklen


A temporada começou por Patricia Vieira, que em sua nova coleção trás aspectos da moda nacional, como o trabalho artesanal entre retalhos de couro e o crochê em cores junto com as franjas de ráfia no vestido tie-dye. Depois vem o trabalho mais manual com bordado de juta tingida à mão, criando formas orgânicas no vestido com saião abaixo do joelho e na jaqueta usada com top e calça flare.



O desfile da Alessa, que trabalhou a nova coleção com as estampas digitais barrocas, tendência forte vista originalmente na Dolce & Gabbana há algumas temporadas e reproduzidas por diversas marcas ao redor do mundo. A Alessa traduziu essa moda em peças de alfaiataria.



A Aüslander brincou com o movimento hip hop em sua apresentação, transformando a moda que mesclou masculino e feminino em uma passarela urbana e divertida. O desfile contou com a presença da atriz Thaila Ayala, com um dos looks da coleção trabalhada nas cores primárias, prevalecendo o branco que mantém a promessa de continuar a cor mais forte da próxima temporada. A marca é feita para os jovens que querem descomplicar a vida e ter uma dose de bom humor como frases engraçadinhas e bananas nos colares, além da estética preppy, presente em grande parte dos looks.



A Osklen (que é sempre um dos desfiles mais aguardados!) fecha o primeiro dia da semana de moda carioca. É fato que o estilista Oskar Metsavahsempre transfere a paixão pela cidade maravilhosa nas roupas da marca, que agora é chamada de Osklen Praia. No verão 2015 estão quase todos os elementos típicos da marca: o neoprene, as hotpants, os macaquinhos de seda, as listras e o tropicalismo elegante, que transforma coqueiros e abacaxis em roupas e acessórios usáveis. Uma onda navy e uma boa sacada de sobreposições de estampas e padronagens, remete uma silhueta 50's/60's!



2º Dia: Oh Boy!, Maria Filó, Espaço Fashion e Coca-Cola

O segundo dia de Fashion Rio começou os com label Oh Boy!, que mostrou uma coleção rica em detalhes manuais e repleta de shapes oversized e sobreposições. A inspiração da equipe de estilo foi a Guatemala, com uma série de looks folk, e o jeans repleto de efeitos de tinturaria - o tie-dye e o batik. Borlas de franjas também aparecem aqui e ali, se firmando como detalhe trend da temporada. Tops cropped fazem par com saias com camadas sobrepostas de babados ou pantacourts, além de jaquetinhas, que ganham estampa de estrela. Nos acessórios, maxibrincos feitos por Christopher Alexander, e as sandálias tipo Birkin ganharam saltos creeper. Um mix inusitado e interessante.



A Espaço Fashion abre espaço para o jeans, o tecido mais consumido no Brasil. Ela também investe em materiais mais elaborados, como as peças fluo resinadas com acabamento craquelado, em cores super vibrantes que tomaram conta em looks que são trabalhados monocromáticos ou com mix de cores. As estampas e franjas também surgiram, junto com a tentativa da marca de emplacar mais uma vez a pochete – será que agora vai?



A Maria Filó é uma marca consagrada, além de representar o verão carioca: roupas frescas com tecidos leves, tops, recortes e barriguinha de fora, trabalhou também o comprimento de saias midi, opções para as mulheres de todas as idades. O destaque da coleção são os tricôs canelados, em cores neutras. O jogo de peças mais estruturadas sobre outras fluidas também funciona bem, assim como os listrados, mais modernos - a grife é conhecida pela pegada girlie.




Pra fechar o segundo dia de Fashion Rio, a Coca Cola conhecida por trabalhar principalmente o jeans nas coleções femininas e masculinas apresentadas simultaneamente, mostrou que tem novas propostas para os garotos que já se acostumaram com a moda jovem da marca: alfaiataria!



3° Dia: Salinas, Cantão, Viktor Dzenk e TNG

Na reta final da semana de moda carioca, a Salinas promoveu um amanhecer na passarela, com direito a sol gigante ao som de "Here Comes the Sun", dos Beatles. Com divertidas misturas de estampas em maiôs, biquínis e saídas de banho. Assim como a Osklen, as partes de cima dos biquinis estão mais comportadas, quase como tops. Aparecem listras e desenhos geométricos em marrom, vermelho, azul e laranja, além de bordados de miçangas. Os maiôs possuem um recorte nas laterais e as costas cavadas.

Ainda na linha comportada, as calcinhas aparecem com cintura alta, as hotpants. Em contraponto vêm calcinhas baixíssimas para estimular a busca pela barriga negativa. Há também os biquínis em crochê. Um beachwear sofisticado e sem nenhuma peça lisa.



A Cantão, marca forte no Rio, dá opção para muitos estilos diferentes, entre estampas multicoloridas, listras bicolores e looks monocromáticos em azul, a aposta da marca para o próximo verão é a silhueta soltinha e oversize, dando novas proporções ao corpo feminino, é o conforto desencanado hippie chic! Vale destacar os bordados de miçanga, o tricô de palha de seda e os bordados de palha, que emprestam esse ar rústico, sem perder a elegância. Na paleta de cores, terrosos se misturam a laranja (cor hit absoluto), vermelho e turquesa. Destaque para os acessórios: as sandálias meio Birkin, os clogs com solado de madeira e as mochilas.



O estilista Viktor Dzenk intercalou o desfile com linha praia na passarela, mas foram as roupas de festa que se destacaram nessa coleção. Destaque para os looks com renda e calça bordada, os vestidos fluidos e os curtinhos, como o bordado dourado e totalmente vazado para arrasar na festa!



Como já é tradição, a TNG abriu e fechou o desfile com três estrelas globais quentes no momento: Tainá Müller, Giovanna Antonelli e Reynaldo Gianecchini, que interpretam um triângulo amoroso na novela “Em família”. O stylist Paulo Martinez, que deu o seu toque final, apresentou suas propostas de looks arrematados por sobreposições, nos vestidos fluidos e nas peças em chambray, aquele jeans bem mais molinho e fresco para o verão.



4º Dia: 2nd Floor, Filhas de Gaia e Lenny

O último dia de Fashion Rio começa com a 2nd Floor, segunda marca mais alternativa da Ellus, com sua moda jovem. Apesar de não ser uma marca moda praia, trás tops e conjuntinhos com hotpants. Aqui também aparecem o chambray, e a modelagem, oversize, em peças com brilho para a noite. O estilo das pin-ups serve de inspiração para as formas de lingeries, maiôs, biquinis, sarongues e roupões de banho. Tudo atualizado com elementos da cultura do surfe.



A Filhas de Gaia trouxe propostas de volume tridimensional, aderiu aos babados no barrado das saias e vestidos de comprimento médio, trabalhou a estampa de rabo de peixe e ainda levou muito volume inclusive nos maiôs.



Lenny Niemeyer fechou a temporada de verão 2015 do Fashion Rio, inspirado na botânica e suas texturas, nascem dos tons crus e cáquis das plantações de algodão. Em modelagens geométricas, pincelada de flores, o lado orgânico das peças. Dos tons terrosos aos vibrantes, a coleção chega a uma explosão de cores. As saídas de banho que mais parecem roupas casuais, se não for estampada é natural, e possui aspecto de juta ou palha.



Que venha o frescor do próximo verão!

*Isabella Marimon é estudante de Rádio e TV na UFMT e apaixonada por moda. Define ao Hype como a si mesma: politizado, educado, uma mistura de cult e glam, outros termos da moda meio antigos.


Comentários no Facebook

Sitevip Internet