Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Colunas

Jeans: o ícone favorito!

Arquivo Pessoal

Não há nada mais versátil que um bom e velho jeans, o clássico marcou gerações e se configura como eterno tanto em guarda-roupas masculinos quanto femininos. A premissa é que quanto mais jeans melhor! Portanto, não hesite em pensar duas vezes se vai ou não usar um look total denim, pois há algumas temporadas que essa trend vem se consolidando deixando claro que veio pra ficar! É a mais democrática de todas as peças (até minha avó usa!), e o melhor de tudo é a gama de modelos e técnicas que podem ser aplicadas no jeans, desde o tradicional índigo até lavagens desbotadas, tingimentos em cores, rasgados, desfiados, rebites, bordados, desenhos em bolsos, patch de couro... Enfim, são infinitas possibilidades de customizar este clássico que deu a sua origem no século XVII, segundo Lynn Downey (1995), em "This is a pair of Levi’s jeans", no ano de 1969, um escritor de uma revista de tecidos norte-americana declarou: “denim é um dos tecidos mais antigos do mundo, contudo permanece jovem”. Seu uso contínuo e o grande interesse por este produto certamente o fizeram ser qualificado como “eternamente jovem”.



As indústrias têxteis norte-americanas começaram com uma pequena produção no final do século XVIII, em uma fábrica do estado de Massachusetts teceu denim e jeans norte-americano, ambos com urdidura e trama de algodão. Os dois tecidos eram muito parecidos, entretanto eles tinham uma diferença principal: o denim era tecido com uma linha tingida (urdume) com índigo e uma linha de algodão natural. Jeans era em geral usado na confecção do workwear (roupas de trabalho), sem os benefícios somados de denim, que era reconhecido como mais forte e mais caro que o jeans, portanto, era utilizado na confecção de roupas de trabalho quando havia a necessidade de durabilidade e conforto.

Daí, denim, do francês de Nîmes. “Índigo blue, índigo blue, índigo blusão...”. A canção de Gilberto Gil faz referencia à cor do denim. Ao longo da história da indústria têxtil, o denim caracterizou-se como tecido de maior produção e popularidade durante determinado tempo, pois a calça jeans tem mais fama do que o de qualquer outro item de vestuário. O corante índigo é um dos pigmentos mais fabricados para a indústria têxtil, confirmando a eficácia do blue jeans.

O jeans, já iniciou seu caminho como um elemento globalizado: produzido com um tecido cuja origem do nome é francesa; industrializado em território norte-americano; batizado de jeans pelos marinheiros italianos; E nos anos 70 virou “epidemia” no mundo todo.



É fato que o jeans virou sinônimo de conforto, praticidade e versatilidade em tempos modernos, onde tudo é muito rápido e temos que ser ágeis na hora de se vestir. Recentemente em entrevista para o Style.com que fez um especial sobre o passado, o presente e o futuro do jeans, o presidente da marca Levis’s (conhecida pelos seus jeans tradicionais), James Curleigh, relatou: “Temos uma plataforma chamada Vintage Clothing de Levi, é a nossa homenagem para o melhor da Levi do passado, e nós continuamos a evoluir essa coleção. São réplicas exatas dos 501 nos anos que mais importava o modelo, a partir de '46 a '66 . Em termos de estar na tendência atual, temos produtos de ponta, que é a nossa plataforma de desempenho projetada para os ciclistas. Nós realmente colocamos um monte de pensamentos e atenção em como lidamos com as necessidades de desempenho, tanto para homens e mulheres. Em termos do que está próximo, nós construímos um centro de inovação aqui há menos de um ano atrás, em San Francisco, nós o chamamos de laboratório Eureka, nome da primeira cidade que descobriu ouro. Acabamos decidindo por levar inovação, literalmente, com nossas próprias mãos, para construir o produto através de tecido, por meio da sustentabilidade, artesanato, levando produtos diferentes e tentando colocar variações deles para o futuro”.



No site Style.com também encontramos uma breve retrospectiva de trinta looks icônicos dos melhores momentos do jeans/denim, passando por seis décadas.



Veja o link do slide show clicando AQUI.

O que é tem o denim que o faz tão versátil? Seu apelo atravessa gerações, e cada subcultura parece ser capaz de se adaptar à sua maneira. Eleito como melhor item da moda no século 20 pela revista Time, é a própria representação do moderno, portanto, não tenha dúvidas, vá de jeans!

*Isabella Marimon é estudante de Rádio e TV na UFMT e apaixonada por moda. Define ao Hype como a si mesma: politizado, educado, uma mistura de cult e glam, outros termos da moda meio antigos.


 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet