Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Colunas

Paris Versus New York – Um conto de duas cidades

Osmar Cabral Jr

Não é nenhum segredo o quanto eu amo Nova York. É só dar uma olhada no título do livro que eu escrevi: I Love New York. Mas sempre tive uma queda desabamento por Paris, a Cidade Luz. Só que até agosto desse ano era um amor de longe, já que eu não a conhecia. Passei uns dias lá, totalmente encantada, e ainda fui pedida em casamento em Paris. Então minha paixão pela cidade ficou enorme, como vocês podem imaginar. Considero Paris e New York os meus dois lugares preferidos no mundo. Então quando vi o livro Paris Versus New York, de VahramMuratyan, soube que eu precisava ter um para mim, mesmo ele sendo meio difícil de encontrar.



VahramMuratyan é um artista gráfico parisiense de origem armênia apaixonado pela cidade natal. Quando em 2010 passou uma temporada em New York, ficou tão apaixonado quanto, apesar das diferenças gritantes entre os dois lugares. Numa tarde, sentado no metrô de NY, olhou ao redor e começou a desenhar. Com vontade de compartilhar com familiares e amigos suas impressões, criou o blog chamado Paris Versus New York. Com menos de um ano alcançou cinco milhões de acessos e o livro foi criado.



Tirando a introdução e pequenas legendas, o livro não tem nada escrito, só imagens. Linda, incrível e muito criativa, é daquelas obras para deixar em um lugar de fácil acesso para dar uma olhadinha sempre. VahramMuratyan é maravilhoso em sua simplicidade de colocar no papel o mesmo conceito de algo em duas cidades completamente opostas. E quem nunca foi em Paris e nem em New York vai gostar, porque todo mundo conhece pelo menos um pouco dos dois lugares.



A capa é dura, o formato é pocket e a textura é aveludada. A editora Intrínseca fez um trabalho ótimo! A única coisa que posso reclamar é que as páginas de dentro são meio fedidas, haha. Aquele cheiro de tinta, sabe?



Impossível não dizer: I love New York ou Jeaime Paris.

Recomendo muito.

Teca Machado

*A escritora e jornalista Marcela Machado, conhecida por todos como “Teca”, é leitora ávida e apaixonada por livros. Escreve no blog “Casos, Acasos e Livros” e é autora de “I Love New York”, publicado pela editora Novo Século. Teca dá dicas de livros no Olhar Conceito todas as terças. Email de contato: tecamachado@gmail.com

Comentários no Facebook

Sitevip Internet