Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

inspiração carioca

Primeiro bar fitness do Brasil, 'Menina do Rio Gourmeteria' abre as portas em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Jacqueline e sua equipe

Jacqueline e sua equipe

Um cantinho carioca em Cuiabá é o que os mato-grossenses podem encontrar no Menina do Rio Gourmeteria. Com a proposta de trazer para a capital um restaurante dedicado à qualidade de vida, a proprietária Jacqueline Noronha Bento criou o que chama de primeiro bar fitness do Brasil.

Leia mais:

Mato-grossenses vão para a final de concurso nacional de merendas e podem ganhar prêmio este mês
Sorvete de pastel de belém une tradição e frescor e encanta turistas em Chapada

A cuiabana é modelo e morou cerca de cinco anos no Rio de Janeiro. Além disso, é formada em fonoaudiologia e estética. “Voltei pra cá há cinco meses já com a ideia de abrir a gourmeteria. Como eu vivia no Rio, as pessoas sempre me diziam que eu era meio carioca, meio menina do Rio mesmo, por isso o nome”, explica a proprietária. “E pelo meu estilo de vida com saúde, qualidade, busquei a ideia fitness. E Cuiabá também era carente disso”.

Por este motivo, Jacqueline apostou nas saladas como carro-chefe. São duas opções de tamanho, um médio e um grande (muito bem servidos), que custam R$25 e R$30 respectivamente. No cardápio, estão 36 opções de produtos (entre verduras e legumes), dos quais o cliente pode escolher de cinco a quinze, e ainda adicionar um molho. “E os nossos produtos são todos selecionados, eu mesma escolho. Porque eu acredito que antes de comer com a boca, o cliente come com os olhos. Então nossas saladas também são muito bonitas”, afirma.


A proprietária Jacqueline e as duas opções de tamanho, grande e médio, da salada

Além do carro-chefe, o cardápio também traz tapiocas, omeletes, sucos detox, shakes (sem glúten e sem lactose), wraps, grelhados e cafés. Entre os diferenciais estão, por exemplo, o shake de banana com leite de castanha (sem lactose) e o café gourmet liofilizado (um café asiático mais fraco que o expresso).


Exemplo de salada grande


Exemplo de salada média

Brunch carioca


Seguindo o ritmo dos cariocas, que tomam café da manhã até mesmo ao meio-dia, Jacqueline teve a ideia de implantar um ‘brunch’, mistura de café e almoço, das 10h às 18h. Nesta refeição, por um preço fechado o cliente leva café, suco, pães, geleias e outras opções, dependendo de qual escolher. No cardápio estão o ‘Café Ipanema’, ‘Café Leblon’, ‘Café dois irmãos’ e outros.

“A ideia é que a pessoa possa se sentir no Rio mesmo, e foi a partir do que eu conheci lá que eu elaborei o cardápio”, explica a proprietária. Seu cuidado está, também, na disposição da bancada: “Se você for para a Zona Sul carioca, vai ver diversas frutarias, com as frutas expostas. Então quisemos colocar isso aqui também”.

A gourmeteria foi inaugurada no último dia 22 de dezembro e, com menos de um mês de funcionamento, já é um sucesso. Tanto que a ideia é torná-la uma franquia: “Já temos propostas de expansão para Sorriso, para Guarulhos (SP) para outros shoppings de Cuiabá, e até mesmo de fazer uma loja de rua aqui no Goiabeiras. Também quero abrir uma loja no Rio de Janeiro até o final do ano”. A unidade de Cuiabá e a do Rio seriam as suas unidades próprias.

Saindo da dieta


Capuccino de nutella

Mas nem só de salada vive o homem. E por ser um ‘bar fitness’, o Menina do Rio também pensou naqueles momentos da ‘escapadinha’, e é por isso que também traz no cardápio opções como batata frita, frango à passarinho e ovo frito. O diferencial é que é tudo feito sem nenhuma gordura.

Um freezer com cervejas especiais, espumante e vinho também está disposto no salão onde ficam as mesas da gourmeteria, que comporta até 52 clientes. Para quem prefere um docinho, existe também o capuccino de nutella que, além de ter o creme de avelã na borda, vem com um bombom de nutella que derrete, cai dentro do café e se mistura a ele.

“Porque às vezes vem um casal aqui, o menino quer uma batata frita e a menina uma coisa mais leve... aí temos todas as opções”, explica Jacqueline. “Mas o capuccino, por exemplo, além dessa opção de nutella, nós temos uma opção totalmente sem açúcar. Tem lugar que diz que o capuccino é sem açúcar, mas o leite vem adoçado, aí não adianta, né? Aqui fizemos questão de ser zero açúcar mesmo”.

Pensando em atender cada vez mais o público preocupado com a saúde, a gourmeteria vai oferecer, também, aulas esporádicas de ginástica bem em frente ao bar. “Na inauguração já tivemos uma aula de zumba aqui e foi um sucesso”, conta Jacqueline.

As aulas e novidades serão sempre postadas na página da gourmeteria no INSTAGRAM. A ‘Menina do Rio’ fica no Shopping Goiabeiras, no primeiro piso, e funciona no mesmo horário do shopping.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet