Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

solução?

Aprenda dicas para fazer uma feijoada mais leve e menos calórica e aproveitar sem sair da dieta

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Aprenda dicas para fazer uma feijoada mais leve e menos calórica e aproveitar sem sair da dieta
O grande problema das dietas é, muitas vezes, ter que se privar de alimentos que estão nas listas de preferidos. Brigadeiro, churrasco, bolo de chocolate? Se o amor é por feijoada, o problema está resolvido. A chef funcional Lidiane Barbosa, responsável por mais de dez restaurantes saudáveis e funcionais do Brasil, ensina como fazer uma feijoada leve e nutritiva.

Leia mais:
Vencedora de reality show culinário vem a Cuiabá ministrar curso de gastronomia saudável
Primeiro bar fitness do Brasil, 'Menina do Rio Gourmeteria' abre as portas em Cuiabá

Primeiramente, ela sugere que os grãos sejam colocados de molho por uma noite inteira. Assim, o ácido fítico que fica nas camadas mais externas são eliminados. Também chamado de fitato, a substância é ‘antinutricional’ porque se associa a alguns minerais, como cálcio, zinco, fósforo, ferro, cobre, e também a algumas proteínas, formando complexos insolúveis e diminuindo sua biodisponibilidade.

Para diminuir a quantidade de fitatos, basta deixar os grãos de molho por no mínimo sete horas, em água e meio ácido como gotinhas de limão ou vinagre.

“Deixar de molho permite que enzimas, lactobacillus e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico e deixar de molho em água morna também irá neutralizar inibidores enzimáticos, presentes em todas as sementes, e predispões a produção de numerosas enzimas benéficas. A ação dessas enzimas também aumenta as quantidades de vitaminas disponíveis, especialmente as vitaminas do complexo B”, explica a Chef.

O mesmo pode ser feito com a linguiça e a carne seca. A ideia é deixar 24 horas de molho para diminuir a quantidade de sódio e de gordura. Além disso, o feijão pode ser cozido no limão para aumentar a biodisponibilidade ao ferro, e no caldo pode-se usar a biomassa de banana verde para aumentar a saciedade.

Nos acompanhamentos, Lidiane sugere que a couve seja refogada rapidamente para não perder os nutrientes, e que a farofa seja feita de mandioca, trigo sarraceno, gergelim, cebola, ghee e banana madura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet