Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

Nosso Peixe é Digoreste

Mantendo a tradição, Prefeitura lança programação do peixe santo com pintado, tambatinga e pirapitinga na lista

Foto: Reprodução

Mantendo a tradição, Prefeitura lança programação do peixe santo com pintado, tambatinga e pirapitinga na lista
A programação da 25ª edição do projeto ‘Peixe Santo’ foi definida na manhã desta sexta-feira (12), e traz como tema “Nosso Peixe é Digoreste...Venha aqui prová!!”. O programa é realizado em alusão à Semana Santa.

Leia mais:
Médium que fez contato com vítimas de tragédia na boate Kiss volta a Cuiabá e atende pedidos de psicografia
CVV busca novos voluntários e tem inscrições abertas para curso em março

Começou na última quarta-feira (10) a quaresma, período de quarenta dias que antecedem a páscoa e que, para os católicos, ortodoxos, anglicanos e luteranos significa um momento de redenção, sacrifício e preparação para a festa pascoal, em que se comemora a ressurreição de Jesus Cristo, depois de lembrar de sua crucificação (na Sexta Feira Santa).

Nos dias atuais, cada fiel procura sacrificar-se de uma forma, sendo que alguns jejuam, outros deixam de beber bebidas alcoólicas, e muitos se abstém do consumo de carne vermelha, principalmente na semana anterior à páscoa. Com a tradição, neste período aumenta exponencialmente a venda de peixes, e foi por isso que a Prefeitura de Cuiabá criou o projeto.

De acordo com a assessoria, as atividades começam com uma reunião para a definição de preços e orientações das regras de comercialização, no dia 18 de fevereiro. No dia 29, ainda acontece um curso de qualificação para piscicultores e vendedores que já atuam no projeto, na Secretaria Municipal de Educação.

O mesmo curso será ministrado no dia 1º de março, na Secretaria Municipal de Educação. No dia 22, a Prefeitura realizará um seminário sobre o consumo de pescado, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e as vendas acontecem de 23 a 25 de março em 28 pontos espalhados pela cidade, das 7h30 às 20h.

O secretário de Trabalho, Alex Jony Silva, afirma que serão vendidos Pintado, Tambatinga e Pirapitinga: “Além de incentivar o consumo do peixe com preços acessíveis, o projeto este ano homenageia os 297 anos de Cuiabá e tem a intenção de contribuir na geração de renda de centenas de famílias, produtores e vendedores de peixe”, ressaltou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet