Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

ki nutre

Há 12 anos no mercado, proprietária de restaurante vegetariano acredita que nova geração se preocupa mais com a saúde

Foto: Reprodução / Ilustração

Prato vegetariano

Prato vegetariano

“Eu parei de comer carne no momento em que descobri que tudo o que eu como, dali a meia hora está no meu sangue. Então se eu comer gordura, vai ser gordura, e se for vitamina, vai ser vitamina”. É assim que Zenir de Moreira Miranda, proprietária há doze anos do restaurante Ki Nutre, explicou porquê decidiu ter uma alimentação saudável.

Leia mais:
Barba, grelha e bigode e Saudosa Maloca abrem temporada de eventos na Pit Stop Conveniência
Restaurantes renomados de Cuiabá preparam pratos com carne bovina por até R$50 em evento na próxima semana

Isso foi há trinta e três anos, quando morava com uma bioquímica e ainda dava aulas de geografia. Aos poucos, Zenir retirou de seu cardápio carne, pão branco, farinha branca, arroz branco e açúcar. O restaurante veio alguns anos depois, quando ela percebeu que Cuiabá não tinha uma opção para aqueles que não comiam carne.

Hoje, doze anos depois, ela já mudou de local e continua o que chama de filosofia, servindo apenas almoço. “Falta mão de obra, pois para trabalhar aqui tem que acreditar nessa filosofia. A gente não vai ali e compra um tempero pronto... tem que moer o alho, cortar os temperos, não usamos nada artificial”, explica.


Zenir (Foto: Olhar Conceito)

Apesar de nunca ter feito cursos de gastronomia vegetariana, Zenir participou de diversos congressos e acredita que este é um dom. Mesmo se mantendo todos este tempo, ela afirma que ainda existe muito preconceito com esse tipo de alimentação: “Tem gente que entra aqui, vem até o caixa, pergunta se é comida vegetariana e quando respondo que sim, vira as costas”, conta.

A nova geração, no entanto, está mais preocupada, seja por questões ambientalistas ou de saúde: “Esses dias veio uma mãe com o filho, criança, e disse que ele tinha dó dos animais e não comia carne. Outro dia teve uma mãe trazida pela filha também”.

Para ela, esta é uma tendência, mas que muitas vezes é negligenciada tanto pela classe médica quanto pelos novos estabelecimentos: “Muita gente pensa só no dinheiro, abre um restaurante de comida que dizem ser saudável, mas não tem essa filosofia. Por outro lado, isso não é interessante para os médicos e pessoas que lidam com a saúde, porque uma pessoa que tem uma alimentação saudável é um cliente a menos”.

Por acreditar na filosofia de ‘vender saúde’, Zenir não tem em seu Buffet nenhum tipo de fritura, nada com ovos, carnes, temperos prontos ou pimenta-do-reino, e dentre as sua s40 opções diárias, no máximo duas tem lactose. Ela ainda não oferece café, chá preto e nenhuma outra bebida com cafeína.

O restaurante abre diariamente das 11h às 14h, para almoço, e também comercializa produtos como creme de amendoim integral, alfarroba em pó e instantânea e granola. Endereço: Av. Pres. Getúlio Vargas, 714.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet