Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Capucine Picicaroli

Artista Plástica cuiabana inaugura galeria familiar em espaço cultural na 24 de Outubro

Foto: Rildo Amorim

Inauguração da Galeria Capucine Picicaroli, no Espaço Magnólia

Inauguração da Galeria Capucine Picicaroli, no Espaço Magnólia

O Espaço Magnólia ficou ainda mais charmoso com a inauguração da nova galeria de arte, da artista plástica Capucine Picicaroli, na última quarta-feira (30). Agora as obras da artista cuiabana terão espaço fixo para exposição e apreciação do público. Funcionando como uma galeria familiar, o marido da artista, Luiz Carlos Fonseca, também pintor e a filha Ayla Picicaroli, fotógrafa graduada no Rio de Janeiro, também preencherão as paredes.

Leia mais:

Capucine é convidada e leva sua série "16 conte outra vez" à galeria de Romero Britto, em São Paulo

- Oficina de pintura com Vander Melo acontece neste domingo no Museu de Arte

Quem passa em frente ao Espaço Magnólia, na Rua 24 de Outubro, já pode apreciar o interior da galeria através da vitrine, já que ela é a primeira loja do espaço. Como quem dá as boas vindas ao conjunto comercial e cultural, a vivacidade dos quadros de Capucine se incorpora perfeitamente ao astral e missão do Espaço em promover cultura e talento.

Foto: Rildo Amorim

Galeria Capucine Picicaroli, no Espaço Magnólia

A proprietária do Espaço Magnólia e amiga da artista, Creuza Medeiros, conta como essa relação profissional e de amizade se formou. “Estou muito feliz com a vinda da Capu, a presença dela agrega muito para nós. Lembro quando a conheci em uma reunião publicitária nos fundos do Espaço, ver a Capu hoje inaugurar sua própria galeria aqui em nosso local mais nobre me deixa muito feliz por ela”.

Foto: Rildo Amorim

Creuza Medeiros à esquerda com Capucine Picicaroli à direita

Creuza conta que na época conhecia a produtora de eventos, a artista surgiu quando a própria Capucine mostrou seu primeiro quadro a ela, pedindo a opinião de Creuza sobre sua arte. “eu fiquei encantada com a beleza do quadro, comprei na hora e disse a ela que sua arte era universal”, conta Creuza, enquanto admira o quadro que se encontra na parede de sua loja, também no espaço Magnólia. A obra é seu xodó e compõe o cantinho dedicado aos retratos de Frida Kahlo, paixão pessoal da empresária e jornalista.

Foto: Naiara Leonor/ Olhar Conceito

Primeira tela da artista Capucine Picicaroli, adquirida por Creuza Medeiros

Com olhares marcantes e expressivos, apreciar as obras de Capucine é como ser olhado de volta pelas próprias criaturas, tamanha a intensidade. Quem conhece a artista pode enxergar o mimetismo entre suas obras e sua personalidade: as variedades de cores em suas telas são reflexos de seu jeito extrovertido e alegre, onde a força das cores e traços representa sua personalidade marcante.

Um local intimista, que traz conforto aos olhos e a alma, desde a imponência da cadeira a recepção atenciosa. São cerca de 12 quadros, entre exemplares de suas séries “México” e “16 conte outra vez”, que muitas vezes viram objetos de coleção por sua variedade.

Foto: Naiara Leonor/ Olhar Conceito

Capucine Picicaroli à esquerda com Isolda Risso à direita

A coaching de vida, Isolda Risso, é uma das que mantém um acervo de obras de Capucine. “Eu sou uma colecionadora. Me identifico com as obras pela leveza e intensidade que transmitem. Várias ainda estão nos tubos, guardadas, porque meu apartamento é pequeno, mas sempre faço um rodízio entre elas, fico trocando”.

A escritora e jornalista, Stéfanie Medeiros, destacou o que distingue a artista dos demais e que faz dela um talento único. “Sua obras não são depressivas, gosto de ver que ela não adapta seu talento a arte regional, mas adapta o regional ao seu talento, a sua própria arte”.

Foto: Rildo Amorim

Capucine Picicaroli à esquerda com Stéfanie Medeiros à direita

Feliz com a concretização da galeria, a artista conta a reportagem do Olhar Conceito que tudo foi feito em apenas duas semanas. “Há umas duas semanas a Creuza me avisou que o espaço estava vago, foi então que começamos a trabalhar sem parar para abrir a galeria. Os quadros que estão aqui foram feitos em pouco mais de 10 dias e são tudo o que eu tenho, o ateliê está praticamente vazio. Agora tenho um espaço para desenvolver meu trabalho”, comentou a artista.

Com um ateliê também inaugurado a pouco, Capucine Picicaroli está em fase de desenvolvimento de sua próxima série “As mil e uma noites”, programada para 2017. Nos últimos anos, Capucine já protagonizou exposições individuais e integrou coletivas em São Paulo, no Espacio Uruguay, no Rio de Janeiro, na Bella (Bienal no Museu Histórico do Rio de Janeiro), Finlândia, no Museu do Louvre, em Paris (França), em Nova Iorque (EUA) e em diversos museus de Cuiabá.

Serviço

Galeria Capucine Picicaroli
Rua 24 de Outubro, 949 no Espaço Magnólia, em Cuiabá
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 10h30 às 18h30
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet