Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Música

mais de 4 mil atendidos

Flauta Mágica comemora 18 anos com show considerado ‘Museu da Música’

Foto: Da Assessoria

Flauta Mágica comemora 18 anos com show considerado ‘Museu da Música’
Completando 18 anos transformando realidades, o Instituto Flauta Mágica realiza nos próximos dias 24 e 25 de setembro o show musical “A arte de mudar vidas”. O projeto é voltado à educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e em todos esses anos atendeu a mais de 4 mil alunos. O show acontece às 20 horas, no Cine Teatro Cuiabá, na Capital. Ingressos a venda por R$30.

Leia mais:
Com letras sobre a posição da mulher negra em sociedade machista, Tássia Reis se apresenta em Cuiabá

O coordenador do Flauta Mágica e também produtor musical do espetáculo, maestro Gilberto Mendes, afirma que o show pode ser considerado como uma noite no Museu da Música, por trazer uma coletânea de obras populares desde a década de 1930 até os anos 1990. "O objetivo é levar crianças e jovens a visitar musicalmente uma época em que as músicas eram feitas para durar, num tempo em que havia um ritual de preparação para se ouvir música, desde a seleção dos discos, a limpeza dos bolachões, ao rito de ligar o equipamento de som", lembra.

O maestro vai além e explica que experimentar conteúdos de épocas passadas torna-se uma excelente experiência para a formação de algum senso crítico em uma geração que tenta sobreviver à mesmice da imensa maioria das músicas segmentadas e feitas propositalmente para consumo rápido. "Hoje o que temos são músicas sem letras que tragam algum conteúdo que possa nutrir a reflexão e, por isso mesmo, rapidamente substituídas por outros sucessos relâmpagos", completa.

Com uma diversidade de estilos intencional, o repertório vai do samba de Ari Barroso à balada de Eric Clapton, passando pelo baião estilizado de Domingo no Parque, ao reggae também estilizado de Esotérico, à bossa nova de Tom Jobim, ao lado do rock clássico de Pink Floyd, a indefectível música mineira de Milton Nascimento e Túlio Mourão, e o reverenciado som eterno dos Beatles.

"Tudo isso para mostrar às crianças e jovens de hoje a riqueza que existe dentro da imensa diversidade da música popular, despertando-as para conteúdos que vão muito além dos pancadões massificados e dos sertanejos onde imperam as expressões idiomáticas sem sentido expresso em dicionários", concluiu Gilberto Mendes.

INGRESSOS - Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.ingressosmt.com.br ou pelo telefone (65) 3641-6038 pelo custo de R$ 30,00.

Confira o repertório:

01 – Domingo no Parque (Gilberto Gil) - 1968
02 – Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) - 1963
03 – Sapato Velho (Mú, Claudio Nucci e Paulinho Tapajós) - 1981
04 – Teu Olhar (Hay Kay) - 1992
05 – Teia de renda (Milton Nascimento e Túlio Mourão) - 1982
06 – Esotérico (Gilberto Gil) - 1985
07 – Wave (Tom Jobin) - 1967
08 – Something (Georg Harisson) - 1969
09 – Let it be (Paul McCarthey) - 1970
10 – Tears in heaven (Eric Clapton e Will Jennings ) - 1992
11 – Listen to the music (Tom Johnston) - 1972
12 – Another brick in the wall (Roger Waters) - 1979
13 – Aquarela do Brasil (Ari Barroso) – 1939
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet