Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Religiosidade

ritual afro-brasileiro

'Lavagem das Escadarias' da igreja São Benedito acontece pela primeira vez com a presença de quilombola

Foto: Iphan / Marcelo Reis

Lavagem das escadarias do Senhor do Bonfim, na Bahia, uma das mais famosas do país

Lavagem das escadarias do Senhor do Bonfim, na Bahia, uma das mais famosas do país

Pela primeira vez – em mais de duzentos anos – acontecem nas igrejas Nossa Senhora do Rosário e São Benedito o ritual de ‘Lavagem das Escadarias’, no próximo sábado (24), a partir das 8h30. O ritual, tradição das comunidades de religião afro brasileiras, vem para pedir respeito a todas as crenças e dizer não ao preconceito e racismo. Participa do evento, inclusive, o senhor Antônio Multo, mais antigo remanescente quilombola de Mata Cavalo.

Leia também:
Festa do Divino Espírito Santo terá toda renda revertida para reforma da Catedral

O ritual tradicional acontece com cânticos e hinos religiosos, além de toques de tambores e todos vestidos de branco. De acordo com a comissão organizadora, lavar as escadarias simboliza “Lavar as tristezas, pedir paz e saúde, sempre com a proteção de São Benedito”.

De acordo com a assessoria, o ritual é feito com a essência de alfazema, flores e água, e busca partilhar com o público a energia positiva das ervas e dos elementos da natureza, pois seus seguidores acreditam na importância desses elementos no tratamento terapêutico, energético e também com a benção de todos os orixás.  

A concentração para o evento acontece na Rua Bandeirantes, e são esperadas cerca de trezentas pessoas. Antônio Mulato, o quilombola que fará uma participação especial, irá acompanhado da comunidade escolar.
Ele completou 113 anos no último mês de junho, e é o mais antigo remanescente quilombola, morador do quilombo de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento.

A realização do evento é da Associação Umbandista de Mato Grosso, Federação Nacional de Umbanda e dos Cultos Afro Brasileiros e Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de Mato Grosso.
 
Serviço

Lavagem das escadarias
Data: Sábado, 24
Horário: 8h30
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet