Olhar Conceito

Terça-feira, 22 de setembro de 2020

Notícias / Treinador Gil Melo

Treinador e dono da Academia AFC, Gil Melo inicia coluna com dicas sobre exercícios

Da Redação - Isabela Mercuri

17 Mai 2018 - 14:31

Foto: Reprodução

Treinador e dono da Academia AFC, Gil Melo inicia coluna com dicas sobre exercícios
Um novo colunista começa a publicar no Olhar Conceito a partir desta quinta-feira (17). Treinador e proprietário da Academia AFC, em Cuiabá, Gil Melo vai dar dicas de treinos para todas as idades e tipos físicos.

Leia também:
AFC comemora aniversário de três anos com rock'n'roll, degustação de suplementos e comida saudável

“É uma coluna informativa, em que eu vou direcionar dicas de treinos, esclarecimentos de alguns temas, como o que é o hit, o que é o cardio em jejum... Para que serve o treinamento de força, de resistência, para atleta de corrida, para atleta de lutas de artes marciais, para iniciante, intermediário e também avançado”, explica o treinador.

Neste primeiro texto, Gil dá uma introdução de como atingir seus objetivos em relação ao seu corpo. Nas próximas semanas, ele também vai lançar um canal no Youtube, e divulgar os vídeos no Olhar Conceito. Ali, ele vai mostrar exercícios focando, sempre, na individualidade. “Geralmente o treinador mostra só os treinos. Nesse canal nós vamos mostrar a individualidade, mostrar o mesmo exercício pra uma pessoa idosa, uma criança, um gordo... em geral, vamos mostrar o que é o exercício em relação, mostrar movimento, força”, finaliza.

Leia a coluna de Gil Melo:

Treinamento para muitas pessoas significa o caminho para atingir um ou mais objetivos, sejam eles quais forem. Isso, desde um simples condicionamento físico e uma melhor saúde, até níveis atléticos e competições. Todavia, o treinamento não pode ser entendido unicamente como um caminho para o objetivo, mas um caminho que possibilita gradualmente e progressivamente a evolução de acordo com o objetivo e, ao mesmo tempo, através de métodos, otimiza as diferentes formas de realização do trabalho para então chegar ao objetivo final.

Mas, eu disse objetivo final? Quem, na verdade busca um objetivo, não busca um objetivo final, mas sim, um objetivo final provisório. Isso porque o corpo tem a capacidade de gerar facilmente adaptações que, diga-se de passagem, quando de fato acontecem, fazem com que o corpo não só estagne, mas tenda a involuir, ou seja, regredir. Analogicamente é basicamente o que aconteceu com o apêndice do corpo humano.

Objetivo, mesmo que provisório, o que conseguimos fazer (ou pelo menos devemos) é seguir métodos e protocolos de alimentação, treinamento, descanso e periodização adaptando as nossas necessidades individuais. A partir disso, se tudo correr como esperado e desejado, o que tenderá a acontecer é mesmo a progressão. E isso tudo ocorre basicamente no empirismo. Porém, se orientados por bons profissionais das áreas que envolvem a atividade física (medicos, nutricionista e treinador), as chances de erro são ainda menores.

O que podemos levar em consideração é que tanto a alimentação, quanto o treinamento físico, o descanso e as periodizações devem passar por adaptações e mudanças no decorrer do processo evolutivo, forçando novos estímulos e novos progressos que permitirão que o desenvolvimento continue. Assim, progressivamente, passamos a adicionar mais peso ao treino, comer mais, realizar exercícios de maneiras diferentes, optar por métodos de treinamentos (como rest-pause, drop sets, pré-exaustão etc), descansar mais, etc...

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet