Olhar Conceito

Sábado, 27 de novembro de 2021

Notícias / Comportamento

fenômeno no céu

Eclipse lunar será totalmente visível em Cuiabá ainda neste mês

Da Redação - Isabela Mercuri

08 Jan 2019 - 14:00

Foto: Reprodução

Eclipse lunar será totalmente visível em Cuiabá ainda neste mês
Depois da famosa ‘lua de sangue’, que aconteceu no último dia 27 de julho de 2018, o ano de 2019 traz mais um fenômeno astronômico visível em Cuiabá: um eclipse lunar total, que acontece no próximo dia 21 de janeiro (segunda-feira).

Leia também:
Maior eclipse lunar do século XXI, 'Lua de Sangue' será vista em Mato Grosso

Este eclipse será mais fácil de assistir do que o do ano passado, já que toda a fase de umbra - quando a Terra, Sol e o satélite estão alinhados – será visível no Brasil inteiro. O fenômeno poderá ser observado durante toda a madrugada.

Segundo a doutora em astronomia Telma Couto, em Mato Grosso "o primeiro eclipse parcial começará à 0h33 do dia 21 até à 1h41, quando começará a totalidade, ou, o eclipse total da Lua, cujo máximo ocorrerá às 2h12. A fase da totalidade terminará às 2h43, seguida pelo segundo eclipse parcial que terminará às 3h50m".

Veja mais informações sobre o eclipse no site da Nasa (AQUI). 

Reprodução / Nasa

O que é um eclipse?

Um eclipse ocorre sempre que um corpo entra na sombra de outro. Todo corpo extenso, ou seja, que não é um ponto, produz duas regiões de sombra: umbra e penumbra. A umbra é a região da sombra que não recebe luz de nenhum ponto da fonte luminosa e a penumbra é a região da sombra que recebe alguma luz da fonte luminosa.
 
 O que é o eclipse da Lua?

É quando a Lua passa pela sombra da Terra.  O eclipse será total se a Lua estiver totalmente mergulhada na umbra, será parcial se a Lua estiver parcialmente na umbra e será penumbral quando a Lua passar somente pela penumbra.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet