O prazo para participar do II Concurso de Fotografia "Por ser menina", que visa a sensibilizar sobre a situação das meninas na América Latina, terminará o próximo dia 30, informou nesta quarta-feira a organização humanitária Plan International.
O concurso, convocado por Plano Internacional e no qual a Agência Efe colabora, convida fotógrafos profissionais e amadores para que compartilhem sua visão sobre a vida e a exclusão das meninas na América Latina.
Segundo as bases, as fotografias devem mostrar meninas dos 13 países latino-americanos onde a ONG está presente, vivendo sua realidade diária, e evocar valores e princípios relações com suas liberdades fundamentais.
Esses países são Bolívia, Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai e Peru.
A delegação da Plan International no Peru ressaltou à Efe que "as meninas são mais violentadas que os meninos, devido a sua condição de mulher: são privadas dos direitos à educação, fazem mais tarefas domésticas, sofrem mais violência, sobretudo sexual e psicológica."
Por isso, o concurso de fotografias visa a premiar as fotos que representem às meninas e adolescentes mulheres da América Latina vivendo seus direitos.
O ganhador nacional por cada categoria, em nível profissional e torcedor, participará de um concurso regional com os ganhadores dos outros países.
As fotografias que obtiverem as maiores qualificações do júri poderão ser exibidas em shoppings e outros locais públicos, durante a realização do Dia Internacional da Menina.
Além disso, as fotografias vencedoras serão selecionadas para a elaboração de um calendário.
As inscrições no concurso estarão abertas até o meio-dia da próxima sexta-feira, 30 de agosto, e as fotos se poderão entregar os escritórios da Plan e da Agência Efe nos 13 países participantes.
"Por ser menina" é uma campanha mundial da ONG Plan International para promover os direitos das meninas e contribuir para retirar milhões delas da pobreza mediante a educação e o desenvolvimento de suas capacidades.
A campanha foi lançada mundialmente em 11 de outubro de 2012, no primeiro Dia Internacional da Menina, e se estenderá até 2016.