Olhar Conceito

Quinta-feira, 20 de junho de 2024

Notícias | Artes visuais

arte mato-grossense

Gervane de Paula e Dani Guirra participam de mostra em um dos cartões postais do RJ

Foto: Reprodução

Gervane de Paula e Dani Guirra participam de mostra em um dos cartões postais do RJ
O cuiabano Gervane de Paula e a designer de joias Dani Guirra vão representar Mato Grosso na exposição "Dos Brasis - Arte e Pensamento Negro", dedicada exclusivamente à produção de artistas negros. A mostra fica aberta para visitação até 27 de outubro no Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis (RJ). 


Leia também 
'Kbeça Pensante', 'Xômano' e nove comediantes participam de festival de stand-up em Cuiabá

A exposição parte da premissa de dar luz à centralidade do pensamento negro no campo das artes visuais brasileiras, em diferentes tempos e lugares. Com curadoria assinada por Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos, Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro apresentará ao público obras de cerca de 240 artistas negros brasileiro, em diversas linguagens como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações, produzidos entre o fim do século XVIII até o século XXI.

A ideia nasceu em 2018, um projeto de pesquisa fruto do desejo institucional do Sesc em conhecer, dar visibilidade e promover a produção afro-brasileira. Para sua realização, foram convidados os curadores Hélio Menezes e Igor Simões.

Em 2022, o projeto passa a ter a curadoria geral de Simões com os curadores adjuntos Marcelo Campos e Lorraine Mendes. A equipe curatorial pesquisou obras e documentos em ateliês, portfólios e coleções públicas e particulares, para oferecer ao público a oportunidade de conhecer um recorte da história da arte produzida pela população negra do Brasil e entender a centralidade do pensamento negro na arte brasileira.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet