Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

PIZZARIA DE CAMPO VERDE

Mato Grosso sobe ao pódio do primeiro Campeonato Brasileiro de Pizza de Longa Fermentação, em São Paulo

Foto: Assessoria

Mato Grosso sobe ao pódio do primeiro Campeonato Brasileiro de Pizza de Longa Fermentação, em São Paulo
Mato Grosso subiu ao pódio do primeiro Campeonato Brasileiro de Pizza de Longa Fermentação, realizado no dia 12 de julho em Guarulhos, São Paulo. A terceira e quinta colocações da competição ficaram com os representantes mato-grossenses, - Eduardo Figueiredo – terceiro lugar – e Gabriel Lyra - quinto lugar, ambos da Ninita Pizzaria, localizada em Campo Verde (140 km de Cuiabá).

Leia mais: 
Conheça o cuiabano revelação da gastronomia em SP que já serviu Ana Maria Braga, Eliana, Chay Suede e chefs renomados

O campeonato foi idealizado pelo chef pizzaiolo Wilson Ferreira, nome reconhecido nacionalmente pelos mais de 30 anos dedicados à pizza. Gabriel Lyra, proprietário da Ninita Pizzaria, foi convidado a representar Mato Grosso com sua equipe.

Entre as pizzarias e pizzaiolos, de todo o Brasil, que foram convidados a participar do campeonato, a Ninita Pizzaria foi a escolhida para representar Mato Grosso. Para Gabriel, a alegria foi inexplicável e o sentimento que domina é a gratidão de ter seu trabalho reconhecido no país. 

Dentre os competidores havia empresários, chefes pizzaiolos, entusiastas e jovens profissionais no ofício. As avaliações foram realizadas às cegas por júri técnico composto por chefes pizzaiolos, consultores e empresários do setor.

Na primeira fase do campeonato, todos os competidores fizeram duas pizzas cada - uma marguerita e uma portuguesa. Os finalistas foram desafiados a criar uma pizza na hora, com dois ingredientes surpresa: alho negro e catupiry.

O pizzaiolo Eduardo conquistou o podium com o sabor mozarela de búfala, calabresa artesanal, creme de stracciatella com catupiry e manjericão, finalizado com orégano e alho alho negro.

Gabriel Lyra disse que esse sabor que conquistou os jurados em breve estará no cardápio da pizzaria Ninita, para que os clientes de Campo Verde e das cidades vizinhas que prestigiam o estabelecimento possam sentir o prazer de degustar a pizza campeã.

O campeonato foi apoiado por grandes marcas italianas como a Le 5 Stagioni, Molino Grassi e Gi Metal, marcas aprovadas pela Associazione Verace Pizza Napoletana - associação que tem como premissa preservar a tradição italiana de produção de pizzas.

O evento contou com apoio de marcas brasileiras como Catupiry, Bufalat, Queijos Roni, Reemaq, dentre outras.
Os critérios técnicos avaliados foram: alvéolos e salto de crescimento da borda pizza, equilíbrio dos ingredientes, ponto do assado da massa. Esses critérios são os parâmetros que fazem com que a pizza tenha um sabor marcante e uma boa digestibilidade.

Também houve avaliação de uma nutricionista, única jurada que assistiu à montagem das pizzas, com objetivo de avaliar higiene e boas práticas na cozinha.

A longa fermentação

As massas de longa fermentação possuem benefícios únicos em comparação com a fermentação rápida, como melhor digestibilidade geral e do glúten, quebra de açúcares e redução do índice glicêmico, além do sabor incomparável, com maior complexidade e notas de acidez.

A longa fermentação está na origem da pizza. Na Ninita Pizzaria, a massa demora cerca de 72 horas para ficar pronta, entre os processos de fermentação e maturação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet