O Grupo Chalana de Cáceres, que está em turnê pela Europa desde a semana passada em participação Folk Cinfães, foi destaque em tv portuguesa que cobria realização do evento. O canal Viseu Now entrevistou o diretor do grupo, Luiz Tolotti, que contou que estar em Portugal era um dos objetivos do Chalana. "É uma grande honra, já estivemos em três continentes mas sempre quisemos vir à Portugal. É a realização de um sonho estar aqui", contou Tolotti. Troféu de Bronze no Festival Mundial de Danças de Cheonan, na Coreia do Sul, Chalana completa 30 anos em 2022 e já levou a cultura mato-grossense para mais de 15 países.
Chalana participando do Folk Cinfães, que reúne grupos folclóricos da Croácia, Canadá, Israel, Paraguai, Polônia, Romênia, Burundi, além do país anfitrião.O canal televisivo cobriu a participação do Chalana no 6º Festival Internacional de Folclore de Tabuaço, na região Norte de Portugal, que termina no próximo sábado(06).
A delegação é composta por 22 integrantes, entre eles, 14 dançarinos, cinco músicos e três diretores do grupo que também participará de outro festival na cidade de Guimarães em Portugal.
Coordenado pela diretora artística, Tânia Tolotti, Chalana conquistou em 2018, o Troféu de Bronze no Festival Mundial de Danças de Cheonan, na Coreia do Sul e essa é a primeira turnê do grupo pós-pandemia, uma vez que as demais edições aconteceram em edições remotas. Completando 30 anos em 2022, a associação participou de festivais folclóricos em mais de 15 países
Já recebeu entre outros, como reconhecimento ao seu relevante trabalho, o Guakar de Ouro, na Colômbia; os Troféus Arara Azul e Pantanal, em Cuiabá; Moções de Aplauso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e das Câmaras de Vereadores de Cáceres e de Cuiabá; Diploma de destaque pelo conjunto da Obra apresentada, na Polônia; Eleito melhor Grupo do 12th International Folclore Festival Veliko Tarnovo 2009 – Bulgária; e contemplado como Ponto de Cultura pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e Ministério da Cultura do Brasil.
Jonathan Amorim, um dos integrantes da delegação que tem 20 anos de experiências artísticas entre dança folclórica, teatro e cinema, contou que é um momento de congratulação e um orgulho representar o Brasil num evento enriquecedor.
"É como se fosse a primeira vez, este tipo de evento mexe e move cada um de nós artistas de formas diferentes e poder participar de uma turnê como esta só nos deixa muito orgulhosos. É Chalana, é Brasil, é a Cultura de Cáceres para o mundo", explica Jonathan Amorim.
O Festival Internacional de Folclore, mais conhecido por Folk Cinfães, conta com a participação de nove países, propiciando uma ‘invasão’ de “artes e danças” ao continente. Folk Cinfães é organizado pelo Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis de Pias – Cinfães, com o apoio do município de Cinfães.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real,clique aqui
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.