Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

Digoreste

Linguajar cuiabano vira tema de jogo eletrônico desenvolvido em Mato Grosso

Foto: Reprodução / Instagram

Linguajar cuiabano vira tema de jogo eletrônico desenvolvido em Mato Grosso
O linguajar Cuiabano, um dos principais patrimônios culturais de Mato Grosso, é o tema do game Digoreste, jogo eletrônico idealizado pelo fotógrafo e produtor cultural Luciano Oliari que está em fase de desenvolvimento e tem previsão de lançamento para novembro de 2022. O Digoreste está sendo criado pela Play Ever Studio, empresa mato-grossense especializada em desenvolvimento de jogos eletrônicos e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, através do Edital de Jogos Eletrônicos 2021. "O game que estamos desenvolvendo tem a mecânica de caça palavras, poderá ser jogado nos computadores e smartphones e será acessível a qualquer pessoa com idade superior a 5 anos", explicou Luciano. Para saber mais informações sobre o jogo é só acessar aqui.
 
Leia mais: 
Professoras da UFMT desenvolvem robô que auxilia crianças com autismo
 
Os jogos eletrônicos deixaram de ser nicho há décadas e vem se popularizando, sobretudo pela hegemonia do smartphone. Segundo a Pesquisa Game Brasil 2022, principal levantamento do setor, 74,5% dos brasileiros se consideram gamers. Desse total, 51% são mulheres e 43,2% tem entre 16 e 24 anos.
 
O Brasil é o maior mercado de games da América Latina, com uma receita estimada de R$ 11 bilhões em 2021 e um crescimento de 6% previsto para 2022, segundo a consultoria Newzoo.
 
"A utilização de jogos eletrônicos como ferramenta para a preservação, valorização e difusão da cultura tem sido uma ótima estratégia em vários países, isso porque grande parte da população mundial tem o hábito de jogar jogos eletrônicos", explica Luciano.
 
O Digoreste está sendo criado pela Play Ever Studio, empresa mato-grossense especializada em desenvolvimento de jogos eletrônicos e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, através do Edital de Jogos Eletrônicos 2021.
 
"O game que estamos desenvolvendo tem a mecânica de caça palavras, poderá ser jogado nos computadores e smartphones e será acessível a qualquer pessoa com idade superior a 5 anos", completa Luciano.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet