Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

VEJA COMO PARTICIPAR

Maior evento gastronômico do Centro-Oeste, "Pantanal Cozinha Brasil" traz chefs regionais e nacionais em vasta programação culinária

Foto: ilustração

Carole Crema, Jefferson Rueda, Luiz Filipe Souza e Ariani Malouf

Carole Crema, Jefferson Rueda, Luiz Filipe Souza e Ariani Malouf

Com a responsabilidade de valorizar os sabores e saberes regionais do cerrado e Pantanal, mostrando o poder gastronômico dos alimentos desses biomas para uma vida saudável, o maior evento de gastronomia do Centro-Oeste, "Pantanal Cozinha Brasil" começa na próxima segunda-feira, dia 3 de outubro e vai até o dia 9, domingo, com oficinas práticas, menus de degustações em restaurantes, promoções especiais em 16 estabelecimentos do Shopping Estação Cuiabá, bem como transmissão ao vivo dos cursos de culinária.
 
O pré-lançamento do “Pantanal Cozinha Brasil” aconteceu no Parque Sesc Serra Azul, em Nobres, com menu regional que incluiu o ingrediente escolhido para a edição: a Bocaiuva. Além disso, este ano o evento homenageará Ariani Malouf, chef e proprietária do restaurante Mahalo, considerado referência no país. Convidados nacionais de relevância e premiados internacionalmente também compõem as atrações. São eles: Carole Crema, Jefferson Rueda (A Casa do Porco Bar), Luiz Filipe Souza (Evvai SP), Rodrigo Bellora (cozinha da natureza) e Pablo Perini (Casa Perini).
 
 Leia mais: 
Queijo produzido em Nossa Senhora do Livramento conquista medalha em competição mundial
  
Responsável pela realização do evento, o professor e empresário João Carlos Caldeira explicou sobre a escolha do tema neste ano. Ele logo iniciou sua tese de defesa sobre os objetivos do Pantanal Cozinha Brasil citando o chef renomado nacional e internacionalmente, Alex Atala “o alimento é a maior rede social do mundo”, disse acrescentando que “não há amor mais sincero que o amor à comida”.
 
A comida está no mundo inteiro e todo o mundo está entrelaçado pela comida, independente da idade e cultura. Com o tema “O poder do alimento”, a ideia é destacar o alimento e a escolha da bocaiuva como ingrediente do ano levou em conta o cuidado de eleger um ingrediente regional para valorizar o que há de melhor na conexão Cerrado-Pantanal.
 
A superintendente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália, destaca a importância do evento para a valorização da gastronomia local. “Então para gente é muito simbólico e importante estar presente no cerrado trazendo essa conexão entre os biomas. Porque a gente não alcança o sabor genuíno, uma comida saudável sem estar em um ambiente saudável. Então por isso que a gente encontra nesse evento esses propósitos de trazer essa reflexão da tradição, cultura e gastronomia como principal referência a esses fazeres atrelados ao Pantanal e a natureza”, acrescentou.
 
O Chef de cozinha no Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Bruno Kimura destacou a alegria em estar na vanguarda de um evento tão importante para a cultura e gastronomia pantaneira.
 
“As pessoas que estão aqui, e são daqui, produzem seu alimento. O principal motivo de o Sesc estar no Pantanal é o cuidar da natureza, e isso envolve as pessoas, a cultura. Isso não é dissociado. Tudo está conectado e o alimento faz parte deste elo”, ressaltou.
 
Macauba, Ingrediente escolhido como protagonista dos pratos neste ano, a bocaiuva ou o famoso chiclete do cuiabano, tem sua origem e distribuição endêmica de solos arenosos e calcários do Pantanal no Mato Grosso do Sul, em São Paulo, Tocantins e na Bolívia e norte da Argentina. O fruto é protegido por uma dura casca e, no interior, encontra-se uma polpa nutritiva e de textura marcante.
 
Frutifica de outubro a dezembro, o arilo que envolve as sementes é comestível e pode ser usado para fazer suco. A amêndoa que está dentro do caroço é saborosa e muito nutritiva podendo ser usada da mesma forma que o coco e outras castanhas.
 
Na semana de 3 a 9 de outubro, 16 restaurantes instalados no Shopping Estação estarão participando das atividades. Eles toparam o desafio e criaram pratos com ingredientes regionais escolhidos pelo evento com preços especiais.
 
Santô; Cozinha dos Fundos; Louvada; Matteo; Maria Cuiabana Bistrô; Parrilha 77; Los Mex; Pé de Picolé; Parmeggio; Pizza Crek; Empada Brasil; Grand Cru;
Diletto; Boali; Mahalo e Mandaloun.
 

Chefs
 
Nesta edição, a homenageada é Ariani Malouf, chefe que comanda o premiadíssimo Mahalo Cozinha Criativa, considerado o melhor restaurante do Centro-Oeste. Formada em hotelaria, começou a carreira cozinhando em hotéis e depois foi estudar cozinha clássica francesa na Crdon Bleu, em Paris.
 
De volta ao Brasil, Ariani foi para São Paulo e passou três anos trabalhando no Neka Gastronomia, da banqueteira Neka Menna Barreto. Já experiente, voltou para sua terra natal, Cuiabá, para abrir o próprio negócio, o Mahalo Cozinha Criativa. Em 2016, o Mahalo Cozinha Criativa foi eleito o melhor Restaurante do Centro-Oeste no prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa.

Tratando-se dos chefs nacionais, Jefferson Rueda aterrissará no evento para participação no cronograma. ¨Caipira¨, cozinheiro nascido no interior de SP, é Chef e sócio da Casa do Porco, Hot Pork e Bar da Dona Onça, todos no centro da capital. Levou a carne suína brasileira à alta gastronomia mundial e em julho deste ano, a Casa do Porco foi eleita o 7º melhor restaurante do mundo pela ¨The World´s Best Restaurants¨. – SP
 
O Chef Luiz Felipe, eleito ¨o cara ¨de 2019, começou o ano representando o Brasil no Bocuse Dòr em Lyon e conquistou uma estrela Michelin para o Evvai, além de entrar para a lista dos 50 melhores da américa latina, além de inaugurar a sanduicheria Fat Cow.

A cozinha Oriundi (intercâmbio cultural nascido a partir das imigrações da Itália para o Brasil) alia a culinária italiana com uma vasta pesquisa de produtos brasileiros.

Com técnica, dedicação e muita pesquisa, o Chef Luiz Felipe Souza promove o encontro da gastronomia italiana com a brasileira e consolida o Evvai como um dos melhores restaurantes do país, que recentemente recebeu o prêmio de 67º melhor restaurante do mundo em Londres.
 
Chef de cozinha, agricultor e pesquisador, Rodrigo Bellora é natural de Bento Gonçalves e é idealizador do conceito Cozinha de Natureza, como uma forma de pensar e criar a gastronomia. Através dos seus restaurantes, o Valle Rustico (Vale dos Vinhedos) no qual empreendeu há 12 anos, o Guaraipo Bar e Cozinha (Farroupilha/RS), e a Tubuna - Cultura Gastronômica (Bento Gonçalves), ele aplica o conceito da Cozinha deNatureza em menus e pratos autorais, sempre aproveitando o que a terra pode darde melhor em cada período do ano. Sempre buscando a pesquisa e o resgates dos alimentos locais.

Pablo Onzi Perini é graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda com Habilitação em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) de Porto Alegre. Teve experiência na área de criação em agências de publicidade e propaganda em Porto Alegre e Caxias do Sul, tendo sido ilustrador, diretor de arte e diretor de criação.
 
Atual membro do conselho administrativo, diretor de marketing e sommelier da Vinícola Casa Perini, onde realiza a gestão estratégica das marcas da vinícola, guia a concepção dos produtos, embalagens, campanhas, gestão de assessoria de imprensa e redes sociais.
 
Ainda compõe o rol de chefs e convidados especiais para o Pantanal Cozinha Brasil nomes como Fernando Mack, Wal Untar, Marcelo Cotrin, Simone Klauk, Lorena Bezerra, Rubens Vuolo, Caroline Cardoso, Carol Manhoso, Marcus Alves, Helvécio Maciel, Thaise Germano, Márcio Barreto, Carlos Miranda, Bero Medeiros, Matheus Miki e Jessica Rodrigues, Adriane Paiva e Marcus Paulo.
 
Programação:
 

De 3 a 9/10 - Segunda a Domingo - 10h às 22h 

GRATUITO ABERTO AO PÚBLICO

Descontos especiais em pratos e produtos identificados com o selo Pantanal Cozinha Brasil, em diversos estabelecimentos do Shopping Estação Cuiabá.
 
De 5 a 8/10 - Quarta a Sexta - 19h às 23h 

RESERVAS NOS RESTAURANTES

Jantares magnos nos melhores restaurantes da capital:
DIA 5/10 – Flor Negra e Village
DIA 6/10 – Galeto Cuiabano e Mahalo
DIA 7/10 – Bravi
 
De 7 a 9/10v - Quinta a Sábado - 18h às 22h

GRATUITO ABERTO AO PÚBLICO

Feira Sabor Pantaneiro com degustação e vendas de pequenos produtores e artesões da região do Pantanal Mato-Grossense, incentivados pelo SEBRAE, shows e atrações artísticas no estacionamento frontal do Shopping Estação Cuiabá.
 
Dias 6 e 7/10 - Quinta e Sexta - 10h às 19h

OFICINAS DE CULINÁRIA - INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

8 oficinas de culinária e confeitaria com degustação e harmonização de vinhos BIG LAR e cervejas artesanais XARAÉS dentro das cozinhas da UNIVAG e do SENAC, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
 
Dia 6/10 - Quinta:

10h     - Pork Show: preparações suínas – Hugo Rodas - SENAC
10h     - Do pão ao caviar: eventos – Carol Manhozo, Marcus Alves e Wal Untar - UNIVAG
17h     - Viagem ao Mediterrâneo - Paula Borges - SENAC
17h     - Cozinha contemporânea brasileira – Fernando Mack – UNIVAG 
Dia 7/10 - Sexta:

10h     - A vida é um doce! – Simoni Klauk e Thaise Germano - SENAC
10h     - Cozinha criativa e de natureza – Ariani Malouf e Rodrigo Bellora - UNIVAG
17h     - Moquecas do Brasil – Carlos Miranda e Helvécio Maciel - SENAC
17h     - Evvai, cozinha oriundi e o Pantanal – Luiz Filipe e Marcelo Cotrim - UNIVAG 
Dias 5 a 7/10 - Quarta a Sexta - 19h às 21h30

GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO – Bloco C - UNIVAG

Espaço de para venda e degustação dos expositores: vinhos, cervejas, Kombuchas, Cookies, queijos e outras delícias, além de 12 palestras/workshops com degustações no auditório II.

Dia 5/10 - Quarta:

19h     - Abertura oficial
19:30 – Homenagem à Ariani Malouf
20:00 – Homem, natureza e tempo – Pablo Perini com degustação vinhos Casa Perini. 
Dia 6/10 - Quinta:

19 h    - Saudabilidade da Carne Suína – Caroline Cardoso
19:30 – Vendedor 24 horas: encantando clientes – Márcio Barreto
20:00 – Torrefação e cafés especiais – Rubens Vuolo
20:30 – O poder do alimento – Adriene Paiva
21:00 – Viagem ao mundo das cervejas artesanais – Jéssica e Miki 
Dia 7/10 - Sexta:

19h – A Floresta em pé – Fernando Mack
19:30 – Restaurantes: Expansão ou pé no chão – Lorenna Bezerra
20:00 – Vai um Japa aí? – Beto Medeiros
20:30 – Experimentando e influenciando – Marcus Paulo
21:00 – Vinhos do leste europeu: Eslovênia e Macedônia 
Dia 8/10 - Sábado - 17h às 21h
 
GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO – Sesc Arsenal

Palco especial com atrações e AULAS SHOW com:
 
CAROLE CREMA – Chef confeiteira, autora de vários livros e jurada do programa ¨Que seja doce¨ no GNT;
 
JEFFERSON RUEDA – Chef da Casa do Porco de SP, eleito em julho 7º melhor restaurante do mundo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet