Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

O Quilo é Nosso

Conheça os vencedores da primeira etapa do concurso que vai eleger o melhor restaurante a quilo do país

Foto: Reprodução / Ilustração

Conheça os vencedores da primeira etapa do concurso que vai eleger o melhor restaurante a quilo do país
Chegou o momento de conhecer os vencedores da primeira etapa do concurso "O Quilo é Nosso", promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Arte da Roça com o clássico Maria Izabel, Natural Club com a saudabilíssima croqueta assada de mandioca orgânica com carne seca e o Original Restaurante com o saboroso arroz de rabada foram os três restaurantes, com suas respectivas escolhas de receitas, classificados na primeira etapa do concurso nacional que vai eleger o melhor estabelecimento de comida a quilo do Brasil. Restaurantes de todas as regiões do país participam desta sexta edição do evento, que chega agora em sua segunda fase. Para ver a relação dos participantes é só acessar o site oficial aqui. 

Leia mais: 
Mato Grosso participa de concurso responsável por eleger melhor restaurante a quilo do país

Diante do atual cenário de dificuldades enfrentadas por bares e restaurantes em razão de endividamentos e inflação, O Quilo é Nosso é uma chance de dar destaque para este modelo de restaurante que tem cerca de 120 mil exemplares no país.

Nesta edição, os restaurantes elaboraram receitas especiais para receber o público, espalhando os sabores do concurso por dez estados em todo o Brasil (AM, BA, MG, MT, PR, RJ, RN, SE, SP, TO). Na primeira etapa, cada estado participante elegeu três finalistas para participar da próxima fase do torneio, com a ajuda dos votos populares por meio do site oficial, e do júri técnico.

Os estabelecimentos foram avaliados por voto popular em seis critérios: ambiente, atendimento, limpeza, qualidade geral do buffet, receita e adequação às normas de prevenção ao Covid-19. O voto popular somado à de um júri técnico elegem os três melhores de cada região participante e garante a disputa pelo acesso à próxima fase. Conheça abaixo os três vencedores da primeira etapa em Cuiabá, Mato Grosso. 

Arte da Roça

Arte da Roça fica localizado na rua João Bento, 415, bairro Quilombo, em Cuiabá e atende de segunda à sábado, das 11h às 14h30. Para a proprietária e cozinheira chef do restaurante, Telma Regina, o segredo para o sucesso da casa é consequência daquilo que se faz com amor e prazer.

Dos três classificados para a segunda fase da competição, Arte da Roça ficou em primeiro lugar com o clássico Maria Izabel. Telma deixou claro que a comida que faz é temperada com muito amor e tem gosto de comida caseira. Somente com produtos de qualidade, o estabelecimento é o queridinho dos fãs de comida a quilo, especialmente por remeter sabores e gostos de comidas feitas por mães e avós.

“Então, é uma comida caseira, totalmente de boa qualidade, não uso condimentações, são todos produtos naturais, alho, cebola, azeite, ervas, cheiro verde. Eu sempre falo, o que nos diferencia é essa comida de casa, da mãe, da vó. As pessoas comem aqui e falam “lembrei do feijão da minha avó, do bife da minha mãe”, contou Telma.

“Eu acho que uma das coisas que prevalece e nos mantém é a forma de fazer a comida: eu faço a comida para o Arte da Roça como se estivesse fazendo para minha casa, só muda o tamanho da panela. Eu sou cozinheira chef e proprietária, não abro mão disso. Gosto muito de ficar na cozinha, é meu forte. Faço com muito amor, como se estivesse fazendo para meus filhos”, acrescentou.

Natural Club

Há 18 anos líder em alimentação saudável em Mato Grosso, o Natural Club fica localizado na Rua Dois, bairro Boa Esperança, Cuiabá. Aberto de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h, serve à quilo somente alimentos de primeira qualidade, sem conservantes, e conquistou o coração daqueles que optam por receitas saborosas e sadias.

O restaurante entrou na competição apresentando uma receita que carrega muito do conceito do estabelecimento: sabores e qualidade de vida. Assada, a croceta de mandioca orgânica recheada de carne seca conquistou o segundo lugar dentre os três de MT.

Marlete Giroldo, proprietária da casa, garante que o sucesso vem da dedicação, carinho e cuidado com os alimentos e clientes, sempre prezando pela comida nutritiva, saborosa e sustentável. Inclusive, a mandioca da croqueta é orgânica, oriunda de uma horta localizada no Jardim Florianópolis. Certificada, a Horta Verde Conexão é comandada por uma coperativa de seis famílias. "Então começa aí o desenvolvimento deste prato, desta criação", disse Marlete. 

"O propósito do Natural Club é impactar as pessoas. Queremos impactar a saúde e o bem-estar das pessoas. É fazer da vida das pessoas mais saudável através da alimentação. É comida que transforma, nutre e cuida. ○ Viver bem começa com comer bem. Nossos clientes sempre perguntam: "O que vocês colocam na comida que me faz sentir tão leve?". E a resposta é "O que não colocamos na comida". Por que? É por isso que banimos frituras, temperos artificiais, conservantes, gorduras hidrogenadas e molhos prontos. Também usamos pouco óleo e o sal é na medida certa. Experimente comida de verdade, com sabor e cor. Sua vida pede Natural Club!", acrescentou.

Original Restaurante

Localizado na Carmindo de Campos, o Original Restaurante funciona de segunda à sábado, das 11h às 14h. Em um ambiente agradável, serve comida à quilo há quase cinco anos e tem conquistado clientes a cada dia que passa.

Guilherme Almeida, proprietário do estabelecimento, garante que a casa tem uma comida bem caseira e familiar, “que esse é o nosso conceito aqui”. Para a competição, a chef da casa Loide Mathias preparou o saboroso Arroz com Rabada.

Leva pimentão vermelho e amarelo, páprica defumada, alho, cebola, salsa, tomate, cebolinha e um toque da chefe, obviamente não revelado para garantir o sucesso da receita ao Original.

“A ideia é fazer um prato novo para colocar no buffet que pode se tornar um prato da casa. Então a gente resolveu fazer um arroz com rabada, um prato que nossa chef Loide Matias escolheu para estar fazendo. Com ele, conquistamos ficar entre os 3 primeiros de MT a quilo”, disse Guilherme.
 
Etapas seguintes
 
Na segunda parte do concurso, que ocorre entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, os três melhores competem entre si e somente um por estado vai para a grande final, que ocorrerá na cidade de São Paulo, em novembro.
 
A grande final do O Quilo é Nosso também já tem data marcada. Dessa vez, no dia 3 de novembro, no Anhembi Morumbi, em São Paulo, que receberá os vencedores de cada estado. Cada um dos finalistas irá preparar e apresentar a receita campeã estadual para uma banca de jurados, escalada pela Abrasel e revista Prazeres da Mesa.
 
Na ocasião, chefs e especialistas em gastronomia vão degustar e avaliar os pratos apresentados, que receberão notas dos jurados. No dia 4 de novembro acontecerá a premiação, durante o evento Mesa ao Vivo São Paulo, promovido pela Prazeres da Mesa, no Memorial da América Latina.
 
Saiba mais aqui. 
 
O Quilo é Nosso

Data: 13 a 23 de setembro
Informações: www.oquiloenosso.com.br
Patrocínio nacional: Coca-Cola, JBS e Sodexo
Parceria: Prazeres da Mesa
Realização: Abrasel
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet