Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

PROJETO VERDE MEL

À convite de Alex Atala, chef Marcelo Cotrim cria releitura de Furrundum com mel de abelhas nativas

Foto: Reprodução

À convite de Alex Atala, chef Marcelo Cotrim cria releitura de Furrundum com mel de abelhas nativas
Em 2013, o então jovem Marcelo Cotrim começava a trilhar seu caminho na gastronomia após ter passado pelas faculdades de tecnologia, publicidade e turismo. Naquela época, ele tinha como maior ídolo o Alex Atala, um dos mais conceituados chefs do mundo. Passados nove anos, Cotrim se estabeleceu no universo gastronômico de Mato Grosso e se inseriu no cenário nacional com o destaque no programa Mestres do Sabor, da Globo.

Atualmente com mais de 350 receitas gravadas, une o talento de comunicador com o de cozinheiro e tem pairado por bons ares: ele foi convidado por Atala, seu antigo ídolo, atual colega de profissão e amigo, para criar uma receita ao Projeto Verde Mel. Não havia obrigatoriedade de que o prato fosse regional, mas Cotrim, regionalíssimo, apresentou uma releitura de furrundum, típico doce mato-grossense de mamão verde com melaço de rapadura. O chef cuiabano desembarcou na capital paulista nesta quarta-feira (5) para o lançamento do livro do projeto que contém 67 receitas que tiveam p mel de abelhas nativas como ingrediente especial. 

Leia mais: 
Marcelo Cotrim: talento inesperado, destaque precoce e paixão pela pesquisa gastronômica
 
“Desmontei nosso furrundum e trouxe ele em uma pegada diferente com bastante acidez, trazendo aquela textura do mamão verde bem gostosa, crocante na boca, bem refrescante, com um pouco de pimenta de cheiro  (tradicional pra gente), pimenta dedo de moça e mel de abelha benjoí, que eles me enviaram”, contou ao Olhar Conceito.



Marcelo já está em São Paulo para participar do lançamento do livro de receitas do Verde Mel, projeto que busca conservar as florestas e desenvolver as comunidades das quais faz parte. Ele recebeu um e-mail do chef Atala o convidando para criar uma receita em que o mel da abelha benjoí estivesse presente.

Seguindo por esse intuito, neste ano foram criadas 67 receitas usando mel de abelhas nativas sem ferrão. Marcelo, então, topou o desafio e recebeu o mel das abelhas Benjoí. Mesmo sem ser obrigado a criar um prato que fosse regional, Cotrim optou por levar Mato Grosso à receita.

“Como eu trabalho pautado nisso na valorização dos nossos ingredientes, das nossas preparações, e de tentar levar a tradição de MT para onde a gente tem oportunidade, fiz aí uma releitura do nosso furrundum, nosso doce de mamão verde com melaço de rapadura e aí eu trouxe ele para uma versão de ceviche, super refrescante para combinar com o calor da nossa região”, explicou.

O Projeto Verde Mel, fruto de uma parceria entre a Sylvamo e o Instituto ATA, incentiva o manejo responsável de abelhas nativas sem ferrão, valoriza a meliponicultura e o serviço ecossistêmico de polinização da Mata Atlântica. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva da meliponicultura, investindo no manejo sustentável das abelhas como ferramenta estratégica para sua conservação.



Verde Mel crê que distribuir informação é o melhor caminho para divulgar este ingrediente único (mel de abelhas sem ferrões), aproximando-o de produtores do mercado consumidor. A iniciativa tem como uma das metas abordar a gastronomia com produtos das abelhas nativas e conteúdos técnicos para os criadores de abelhas nativas sem ferrão.
 
A releitura do Furrundum, assim, faz parte desta aproximação entre a produção sustentável e o mercado consumidor consciente. Para o chef cuiabano, compor o time do projeto encabeçado por Atala é motivo de muita emoção e orgulho, especialmente por dividir, lado a lado, a participação com profissionais referências no universo gastronômico.

“Então é conquista, felicidade, reconhecimento não só do nosso trabalho, mas do potencial que nossos ingredientes tem. Então a gente fica muito feliz e não só felizes, envaidecidos e orgulhosos pela nossa pessoa, mas sim pela gastronomia do estado, porque sempre que eu tiver destaque, o mato grosso vai estar junto. Então tudo que eu tenho conseguido eu agradeço ao nosso estado, nossas riquezas, biomas”, finalizou Cotrim.  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet