Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

REFERÊNCIAS DA GASTRONOMIA

Em Cuiabá, chef do 7º melhor restaurante do mundo e estrela da Netflix resgatam memórias afetivas através da cozinha

11 Out 2022 - 10:08

Da Reportagem Local - Fabiana Mendes / Da Redação - Pedro Coutinho Bertolini

Foto: Reprodução / Ilustração

Em Cuiabá, chef do 7º melhor restaurante do mundo e estrela da Netflix resgatam memórias afetivas através da cozinha
Caipira, cozinheiro nascido no interior de SP, Jefferson Rueda é Chef e sócio da Casa do Porco – 7º melhor restaurante do mundo pelo ranking The World’s 50 Best Restaurants. Multifacetada, Carole Crema é formada por universidades da Europa e completa 20 anos como empreendedora e uma das principais referências em confeitaria no país.  Os dois expoentes da gastronomia internacional desembarcaram em Cuiabá para uma aula-show do evento Pantanal Cozinha Brasil, neste sábado (8).
 
Leia mais: 
Univag recebe maior evento gastronômico do Centro-Oeste com oficinas práticas e exposições culinárias; veja como se inscrever

Caipira¨, cozinheiro nascido no interior de SP, é Chef e sócio da Casa do Porco, Hot Pork e Bar da Dona Onça, todos no centro da capital. Ele levou a carne suína brasileira à alta gastronomia mundial e em julho deste ano, a Casa do Porco foi eleita o 7º melhor restaurante do mundo pela ¨The World´s Best Restaurants¨. – SP.

Ele que já é acostumado a participar de eventos com interação junto ao público, apresentou uma receita que é case de sucesso no A Casa do Porco e que se confunde com sua história de vida. A Pancetta com Goiabada, prato elaborado por Rueda e que hoje percorre o Brasil de Norte a Sul, é um agridoce que carrega a inspiração das andanças do chef pelo interior de sua terra.

Para ele, o interessante é o aprendizado trocado, a conexão costurada devido às memórias afetivas que os pratos - regionalizados de histórias - carregam.

“E partiu de uma grande inspiração de um bar que eu ia comer torresmo no interior de são Paulo. Então eu acho que isso é muito legal. Todo dia a gente está aprendendo, está vendo, está se conectando devido essa memória afetiva que eu tive desse torresmo que eu comi, eu criei esse”, disse em entrevista ao Olhar Conceito.

Esta foi a segunda vez que o caipira paulista desembarcou em Mato Grosso para colocar suas habilidades, experiências e criatividade na mesa. Na primeira, foi cozinhar no renomado Mahalo.

Sua leitura das idas e vindas que ele fez pelo país com a gastronomia é de que o Brasil, geograficamente muito grande, proporciona uma rica troca de saberes oriunda das características particulares de cada região.

“Eu vim uns quatro cinco anos atrás vim no Mahalo para cozinhar. Vim, cozinhei e o mais legal é que o brasil geograficamente é gigante, cada região tem suas características e a gente está podendo ter essa troca de experiência, de ingredientes, de saberes. Eu sou apaixonado por caldo de piranha. Os peixes de água doce, para mim é a grande riqueza daqui”, acrescentou.

Carole Crema, que é formada pela Thames Valley University (Londres) e pelo Instituto per La Promozione della Cultura Alimentare (Milão), trouxe para a capital de MT a simplicidade da cocada, utilizando a criatividade, o aprendizado e o profissionalismo para elaborar o doce junto com o ingrediente regional escolhido para esta edição do evento, a bocaiuva.
 
​Ela que se garante como a inventora do brigadeiro de colher e que é a responsável por trazer os Cupcakes para o Brasil, usa sua criatividade, técnica e os 25 anos de cozinha para ser, atualmente, referência na confeitaria quando cria e aperfeiçoa receitas já consagradas.

Inclusive, é jurada no programa Que Seja Doce do GNT, com sua quarta temporada em exibição as 20h, todos os dias. Além disso, foi estrela no programa Iron Chef, da Netflix, que coloca talentos culinários em ascensão duelando contra os melhores chefs do Brasil em uma competição apresentada por Fernanda Souza e Andressa Cabral.


 
E em Cuiabá não foi diferente. Carole trouxe para a aula-show um pouco de sua rica e experiente história na confeitaria. Ela optou, então, por unir educação, conhecimento, experiências para evidenciar a simplicidade da cocada, que não é um prato muito elaborado.
 
Porém, nas mãos de Carole, o simples pode trazer novos conceitos e histórias bacanas, a depender das dosagens de criatividade e aprendizado empenhados na execução da receita.
 
“Vou fazer uma cocada, que não é um prato muito elaborado, mas o importante é que através dessa cocada eu vou falar de criatividade, aprendizado, profissionalismo. Através desse doce simples, a gente vai trazer muitos conceitos e histórias bacanas”, disse.

“Eu vou fazer várias cocadas, vou usar o Baru em uma delas e em uma delas a farinha da bocaiuva. Então também vou usar farinha de bocaiuva junto dessa cocada para mostrar que a gente pode misturar os ingredientes locais aos ingredientes que são mais brasileiros”, finalizou.
 
Pantanal Cozinha Brasil

Com a responsabilidade de valorizar os sabores e saberes regionais do cerrado e Pantanal, mostrando o poder gastronômico dos alimentos desses biomas para uma vida saudável, o maior evento de gastronomia do Centro-Oeste, "Pantanal Cozinha Brasil" começa na próxima segunda-feira, dia 3 de outubro e vai até o dia 9, domingo, com oficinas práticas, menus de degustações em restaurantes, promoções especiais em 16 estabelecimentos do Shopping Estação Cuiabá, bem como transmissão ao vivo dos cursos de culinária.
 
Em parceria com o Senac e Fecomércio, o pré-lançamento do “Pantanal Cozinha Brasil” aconteceu no Parque Sesc Serra Azul, em Nobres, com menu regional que incluiu o ingrediente escolhido para a edição: a Bocaiuva. Além disso, este ano o evento homenageará Ariani Malouf, chef e proprietária do restaurante Mahalo, considerado referência no país. Convidados nacionais de relevância e premiados internacionalmente também compõem as atrações. São eles: Carole CremaJefferson Rueda (A Casa do Porco Bar), Luiz Filipe Souza (Evvai SP), Rodrigo Bellora (cozinha da natureza) e Pablo Perini (Casa Perini).
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet