Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

deu no estadão

Moradores de bairro de classe alta de São Paulo querem barrar Urus, restaurante oriundo de Cuiabá

Foto: Divulgação

Moradores de bairro de classe alta de São Paulo querem barrar Urus, restaurante oriundo de Cuiabá
A coluna “Direto da Fonte”, do jornal Estadão, revelou nesta terça-feira (8) que a associação AME Jardins irá acionar o Ministério Público com intuito de barrar o funcionamento do restaurante Urus, instalado desde maio deste ano na Praça do Vaticano, no bairro Jardim Europa, em São Paulo. Conforme apresentado pela coluna, a associação de moradores evidenciou que o restaurante está em área exclusivamente residencial, de baixa densidade, com restrições para determinados comércios e serviços.

Leia mais: 
Urus inaugura novo restaurante em São Paulo e aposta na brasilidade

Os mais de 500 associados alegam que a região é tombada por resolução da Secretaria de Estado da Cultura por apresentar “inestimável valor ambiental, paisagístico, histórico e turístico” e que, mesmo assim, o Urus recebeu licença da prefeitura para funcionar, contrariando a Lei de Zoneamento.
 
Fernando Sampaio, presidente da AME, contou à coluna que os responsáveis pelo estabelecimento e as devidas obras foram avisados que ali não seria permitido a construção do restaurante, levando em conta o que versa a legislação. Porém, o Urus seguiu com as obras e levantou a casa.

O presidente também alegou à coluna que as obras do restaurante tomaram a Praça do Vaticano e, com isso, tomou o espaço público para o negócio, transformando-o numa espécie de extensão do restaurante irregular.

Inaugurado em maio na capital paulista, o Urus tem como proposta “valorizar a brasilidade” e seu menu é inspirado nos diversos biomas do País, em especial o mato-grossense, onde nasceu a primeira unidade do restaurante.

Segundo posicionamento emitido pela assessoria do Urus à coluna, o espaço possui todas as licenças exigidas para o funcionamento e não há acúmulo de carros na sua entrada, muito menos reclamações de barulho. Também foi afirmado que a calçada do entorno do estabelecimento foi repavimentada e ampliada, melhorando a acessibilidade.
 
Urus SteakHouse

O Urus SteakHouse, antes de ir para São Paulo, foi inaugurado em Cuiabá no ano de 2019. À época, o proprietário afirmou que a casa oferecia as melhores carnes disponíveis do país. O restaurante ficava no piso térreo do Shopping 3 Américas. Após três anos de funcionamento, a casa se mudou para São Paulo em maio de 2022 com a proposta de uma cozinha tropicalista que valoriza a brasilidade, através da união cultural e diversidade dos biomas brasileiros, em especial o mato-grossense (Cerrado, Pantanal e Amazônia). 

Para a realização deste projeto, a equipe responsável pela implantação e engenharia de cardápio, liderada pelo Chef italiano Massimo Bataglini, realizaram expedições gastronômicas nas regiões do Mato Grosso para buscar inspirações em produtos típicos. 

AME Jardins

Fundada em 2007 para representar os interesses dos moradores dos Jardins América, Europa, Paulista e Paulistano, é uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo é fazer melhorias em diferentes frentes para os moradores e frequentadores da região.
 
Hoje, a Ame Jardins é uma das maiores associações de bairro de São Paulo e conta com a participação ativa de diretores e conselheiros formados por membros associados que, voluntariamente, atuam em prol das melhorias da região.
 
A associação atua em Segurança; Meio ambiente; Uso e ocupação do solo; Zeladoria dos espaços públicos; Trânsito; Ação Social e Cidadania.
 
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet