Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

COPA DO MUNDO 2022

Lanchonete vira ponto turístico com taça de 1,60m de altura: "povo vem tirar foto e tomar uma gelada"

Foto: Reprodução/Olhar Direto

Lanchonete vira ponto turístico com taça de 1,60m de altura:
Uma escultura da taça da Copa do Mundo com 1,60m de altura tem feito sucesso na lanchonete da Dona Marlene, no bairro Real Parque, em Cuiabá. Obra do artista plástico Jânio Borges, o monumento transformou o local em um ponto turístico, principalmente nos dias de jogos da Seleção Brasileira neste Mundial no Catar. 

Leia mais:
Jogo do Brasil, Bruno e Marrone, Anavitória, festivais e Coral da UFMT prometem agitar o fim de semana cuiabano

A ideia de expor a taça na lanchonete partiu do marido de Marlene, Fábio Rosa Conceição, que trabalha junto com Jânio. “Essa taça foi feita para 2014, a Copa do Mundo no Brasil, mas tivemos aquele problema que o Brasil perdeu de 7x1 para Alemanha, e aí ela ficou esquecida”.

"A gente já tem o molde e ai venderíamos nesse tamanho mesmo. Mas caso o Brasil não seja campeão, fica para a próxima Copa. Eu acho que é muito bom porque está divulgando nossa lanchonete, tem pessoas vindos de vários bairros da cidade e até de outras cidades, porque viram as reportagens e estão vindo aqui tirar foto, não só tirando foto, mas também divulgando o trabalho do artista plástico”, complementa Fábio.

A peça ficou encostada durante oito anos, quando Fábio pediu para expo-lá no estabelecimento. “Eu disse pra ele, Jânio, eu queria essa Taça pra levar para a lanchonete, porque lá vai ser um local de boa visibilidade, vamos divulgar na internet, chamar a imprensa, e se o Brasil for campeão da Copa, com certeza vamos vender muito”. 

Fábio é técnico em fibra de vidro e trabalha ajudando Jânio a fabricar suas obras. O artista é o modelador, enquanto o colega faz as formas e as peças. Algumas das esculturas do acervo do artista plástico são: a mesa de bar com os boêmios, localizada na frente do Choppão; os craques do futebol cuiabano, na frente do Dutrinha e a mais recente que foi entregue é a de Dante de Oliveira e Jejé de Oya, na Orla do Porto. 

O escultor se intitula autodidata e diz que “nasceu sabendo”. “Eu faço esculturas desde os meus 4, 5 anos de idade. Foi uma longa jornada de vida, com muito sucesso no trabalho. Comecei a ganhar visibilidade quando entrei para a Polícia Militar, em 1987, e tive minha primeira exposição, que foi um sucesso. A exposição representava a cooperação da PM, na antiga Casa da Cultura de Cuiabá”, disse o artista ao Olhar Conceito. 

Jânio já realizou mais de 50 exposições, a nível nacional e internacional, como por exemplo, uma na Casa dos Artistas, no Rio de Janeiro, e também no Congresso Nacional. Suas obras estão presentes por diversos pontos de Cuiabá e cidades do interior de Mato Grosso. 

A lanchonete

Em funcionamento há 20 anos no bairro Real Parque Cuiabá, o estabelecimento é comandado por dona Marlene, que conta com a ajuda do marido e familiares. Após enfrentar as dificuldades da pandemia da Covid-19, a Copa do Mundo e a exposição da Taça no local, ajudam a recuperar o comércio local.

“A pandemia foi bem complicada, mas aos pouquinhos foi retomando, eu atendia na época pro pessoal levar para casa. Mas agora Graças a Deus, está dando pra dar uma recuperada […] Meu marido teve essa brilhante ideia e deu muito certo. No primeiro dia de jogo lotou e acho que vai dar mais gente ainda. Aqui virou ponto turístico, o povo vem para tirar foto e tomar uma gelada”, conta Dona Marlene.

Como as vendas cresceram bastante, a proprietária precisou contratar mais funcionários para ajudar no atendimento. Uma das pessoas é o seu neto, que começou a trabalhar no local como menor aprendiz e está todo animado pois fanha seu “dinheirinho próprio”. 

Além da Taça, todos os jogos da Copa são exibidos no local, que também serve almoço, jantar e porções, além de muita cerveja. "O pessoal tá assistindo a todos os jogos, e conforme o pessoal vai ficando aqui, eu vou ficando”, diz a comerciante.

Paixão pelo futebol

Fábio é um apaixonado pelo esporte e conta que as expectativas são as melhores possíveis para este ano na Copa do Mundo. Ele acredite que o Brasil está com uma seleção muito melhor que da Copa de 2018 e de 2014. “Estamos com uma seleção de primeira. Você não tem só 11 jogadores em campo, mas você olha para o banco e tem mais 15 jogadores excelentes, que podem ser titulares”. 

Ele conta ainda que gosta muito dos jogadores Vinícius Júnior, Casemior e Antony. “São jogadores que jogam com muita vontade. Futebol hoje não é só qualidade, até porque o nosso Brasil é superior a todos, mas também tem que ter força de vontade e marcação”.

O técnico em fibra de vidro ainda comenta que pelo menos em seu bairro, a Copa está mais movimentada, em relação à passada. “Antes, parecia que o povo estava desacreditado. E eu também acho que essa Copa do Mundo veio para unir o povo novamente, pós-pandemia e eleições. Hoje está muito bom, porque estamos reunindo os amigos e familiares”.

"E a Taça veio para abrilhantar nossa lanchonete, porque é um símbolo majoritário. E modéstia a parte, é uma porca bonita e ficou bonito para muita gente", finaliza Fábio.

A lanchonete da Dona Marlene fica localizada no endereço: Esquina da Avenida Dois com a Avenida Salim Felício, bairro Real Parque, próxima à Igreja São Gabriel, Cuiabá-MT.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet