Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

Em frente ao Cine Teatro

Projeto Arte na Rua exibe fotos antigas do Carnaval de Cuiabá

Foto: Divulgação

Projeto Arte na Rua exibe fotos antigas do Carnaval de Cuiabá
O Projeto Arte na Rua traz fotos antigas do carnaval de Cuiabá para os minipainéis em frente ao Cine Teatro Cuiabá, relembrando como era a festividade na capital dos tempos antigos. A segunda exposição do projeto teve início no dia 1° de fevereiro e segue até 31 de  março. 

Leia mais:
Conheça as histórias das famílias que fazem parte do Circo Broadway

A curadoria da exposição é do historiador, escritor e colecionador Francisco das Chagas Rocha, administrador da página Cuiabá de Antigamente, no Facebook, que conta com aproximadamente 180 mil membros. Foi de lá que ele obteve informações acerca de como eram feitos os antigos carnavais.

De acordo com Francisco, as fotos foram escolhidas levando em conta uma decoração de carnaval especial que a capital recebeu na década 1970. "Em algumas das imagens escolhidas a dedo está visível a decoração feita por Wlademir Dias Pino, um dos maiores programadores visuais do Brasil, duas vezes vencedor do concurso para decoração carnavalesca do Rio de janeiro e considerado um dos poetas mais importantes surgido no século XX", explica. Ele acrescenta que as fotos são de Lázaro Papazian e Nenê Andreatro e fazem parte do acervo do Museu da Imagem e Som de Cuiabá (Misc) e de seu acervo particular.

Segundo o diretor artístico do Cine Teatro Cuiabá, Flávio Ferreira, o Projeto Arte na Rua tem o objetivo de mostrar, de forma simples e direta, as diferentes vertentes que compõem a cultura de Mato Grosso, levando ao público o que há de mais rico nas criações dos artistas locais. "A cada dois meses os painéis são trocados e a escolha da vez leva em consideração a tradição carnavalesca da Cuiabá das antigas", destaca ele.

Arte na Rua é uma produção da Associação Cultural Cena Onze, em parceria com a Secretaria de Cultural, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), com apoio do Cine Teatro Cuiabá, MT Escola de Teatro e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). (Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet