Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

CULTURA LGBTQIAPN+

Ballroom MT realiza primeiro evento do ano com workshops e festa de Carnaval

Foto: Reprodução

Ballroom MT realiza primeiro evento do ano com workshops e festa de Carnaval
Cuiabá irá se encher de plumas, glitter, rostos maquiados e figurinos originais para celebrar a população LGBTQIAPN+ da cidade, por meio da cultura ballroom, entre os dias 15 a 18 de fevereiro. Em parceria com o Festival Vambora e patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a Ballroom MT realiza o primeiro evento no estado, abrindo o calendário de ballrooms no Brasil.

Leia mais:
Carnaval em Chapada dos Guimarães promete muita folia e alegria no final de semana

Nos dias 15, 16 e 17 deste mês acontecerão workshops e rodas de conversas, realizados no Espaço Roda, localizado no bairro Popular, onde alguns dos maiores nomes do Vogue nacional, estarão transmitindo o conhecimento sobre técnicas e vivências.

Já no sábado de Carnaval (18), a capital pega fogo com o grande baile de celebração “CarnaBall: Cuyabrasa in Chamas”, que será realizado no antigo Clube Feminino, onde haverá destaque para as performances e categorias a serem disputadas em busca do Grand Prize.

De acordo com a coordenadora do evento, Aghata Ferreira, a Ballroom MT é um movimento cultural, iniciado em 2022. "Ele surgiu como meio de manifesto de vivências LGBTQIAPN+ por meio das estéticas do Vogue dentro da cena cultural mato-grossense, bem como promoção da cultura Ballroom nesse contexto de estética, com intervenções artísticas, performances, palestras e oficinas entre outros diversos instrumentos culturais", detalha.

Para a Coordenadora Geral do Festival, Silvana Cordova, o evento é uma oportunidade para a população conhecer essa cultura. "Além de oferecer a esse público a chance de celebrar o movimento e adquirir ainda mais conhecimento", explica.

Entre as atrações nacionais está a performer e ativista Eduarda Kona Zion. Sua trajetória se dá por meio da dança. Nascida em Ceilândia, a travesti Kona iniciou seus estudos na cultura LGBTQIAPN+ com o Break Dance, passou pelo clássico e retornou para as danças urbanas, é professora de Hip-Hop, Street Jazz, Waacking e Voguing.

Sobre a Cena Ballroom

Traduzido do inglês, The Ballroom Scene, é uma subcultura LGBTQIAPN+ underground afro-americana e latina que se originou na cidade de Nova York. A partir do final do século 20, drag queens negras e latinas começaram a organizar seus próprios concursos em oposição ao racismo vivenciado nos circuitos estabelecidos de concursos de drag queen. (Com informações da assessoria)

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet