Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

final de semana

Carnavais independentes ocupam Centro Histórico de Cuiabá; confira a programação

Foto: Divulgação

Carnavais independentes ocupam Centro Histórico de Cuiabá; confira a programação
O final de semana do Carnaval chegou e após dois anos desde a pandemia da covid-19, o mato-grossense não vê a hora de poder curtir a Folia de Momo nas ruas das cidades e nas festas particulares, com muita música e alegria na companhia de amigos e familiares. Pensando nas festividades carnavalescas, o Olhar Conceito preparou uma série de matérias com dicas sobre onde festejar. 

Leia mais:
Cidades de MT retomam Carnaval de Rua após dois anos; confira as principais atrações

Para começar a programação especial nesta sexta-feira (17), separamos os carnavais independentes que irão ocupar o Centro Histórico de Cuiabá, pois muitos não conhecem a importância do local para a cultura regional, sem falar que o espaço acaba ficando abandonado pelos Poderes Públicos, com casarões em desabamento e locais sem iluminação pública e revitalizações.

Então vamos para a parte da folia com consciência. Serão dois grandes eventos: o Carnaval Central Cuiabá e o Cordão Carnavalesco Vem Quem Quer. O primeiro acontece durante os quatro dias da 'Folia de Momo’, de 18 a 21 de fevereiro, no Calçadão da Ricardo Franco. Já o segundo acontece no sábado (18) e segunda-feira (20), com a passagem dos foliões e blocos independentes pelas ruas do centro, saindo da Praça Santos Dumont, até chegar no Largo da Boa Morte. A dica para os foliões é aproveitar os dois eventos, circulando e movimentando o centro cuiabano. 

Confira abaixo toda as informações sobre os eventos:

Central Cuiabá

Organizado pelos selos SUMAC Records, Oddly Prod e Mandinga Bar, o Carnaval no Calçadão traz uma programação para todos os públicos, com cerca de 40 artistas na line-up, que abrangem os mais variados gêneros musicais, como eletrônica, axé, samba, lambarão, hip hop, rap, rock, swing, MPB, rasqueado e muitos trabalhos autorais.

“O Carnaval da Central veio para suprir essa vontade de fazer um evento para toda a cidade. O nome mesmo foi escolhido para refletir a cultura popular e mostrar que nossa cultura regional pode ser legal como vemos em outras cidades e capitais. Pois o legal é ser você com sua cultura, respeitando todas as variações”, explica o integrante da SUMAC, Henrique Taveira.

E foi com esse intuito de enaltecer a cultura local que a parceria entre os selos surgiu. O ponto interessante é que cada um dos envolvidos traz a sua personalidade do evento, com representações de cada uma das ‘casas’.

“É um resgate dos elementos da cidade, cultura e da cuiabania, pois são produtores daqui que querem fazer seus eventos sem parecer com outros lugares, mas sim, construir o nosso jeito de fazer as coisas. Serão diversos artistas apresentando seus trabalhos autorais e todos os selos terão a oportunidade de representar um pouco de si”, disse Henrique.
 

Com o apoio da Prefeitura de Cuiabá para realizar o evento, os produtores conseguiram o fechamento da rua para organizar a “bagunça com curadoria”. O Carnaval terá uma estrutura aberta, com pontos de apoio, policiamento, 15 seguranças, área de descanso, dezenas de banheiros químicos, praça de alimentação, bar de drinks e chopp da cervejaria Cuyabana. A entrada é gratuita e o ingresso pode ser retirado no site Sympla.

Além de toda a estrutura, os organizadores também buscaram envolver os comerciantes do centro, que estarão vendendo alimentos e bebidas na praça de alimentação. E todos os artistas serão remunerados. Acompanha os movimentos da galera no Instagram: @central.cuiaba

Conforme os produtores explicaram, os ingressos serão uma maneira de contabilizar e ter controle sobre o fluxo de pessoas, no entanto, quem estiver passando no local e quiser participar do Carnaval, consegue entrar normalmente. São esperadas 1000 a 1200 pessoas por dia de evento. 

“É o Carnaval que a gente gostaria de viver e compartilhar. É esse carnaval de rua, com a alegria, o acesso à cultura, ir num rolê gostoso, com bebidas acessíveis, e que vai ser acessível para as pessoas irem, porque estamos sempre pensando em conectar os artistas, as artes de diferentes tipos com a população e a cidade”, reforça Taveira.

“É hora de nós cuiabanos ocuparmos o centro histórico, que é lindo, com arquitetura legal, deixa eu conviver, eu viver isso aqui, essa ideia de fluidez mesmo”, complementa o produtor. 

Confira a programação completa abaixo


Cordão Carnavalesco Vem Quem Quer



Organizado pelo projeto Cena Livre de Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso, o cordão nasceu com a vontade de ocupar o Largo da Boa Morte, na região central da cidade. Conforme o idealizador, professor Leosan Sampaio, o movimento carnavalesco veio para dar visibilidade ao espaço que está abandonado, sem iluminação pública e inseguro para os moradores e quem transita na região. 

“O Cena Livre teve a ideia de juntar os blocos e aí marcamos a Praça da Boa Morte, por conta da necessidade de chamar atenção para uma revitalização desse espaço, que está abandonado e no centro da cidade. E aqui temos o IFMT, um espaço centenário na cidade, aqui é inseguro para os alunos passarem à noite, para os próprios moradores e comerciantes. Não tem iluminação pública, o mato está tomando conta da praça. Não tem uma revitalização, uma ocupação da cidade”, explica Leosan.

A proposta do Cordão Carnavalesco também é realizar uma grande festa, revivendo os áureos tempos do carnaval de rua no centro histórico. Serão diversos blocos independentes da cidade, como o 'Terra Plana é Xô Cesso’ e o ‘Sambangola’, além do Cena Livre UFMT.

E para os foliões que estarão presentes no Cordão Carnavalesco, a segurança está garantida. “Vai ter policiamento, banheiro químico, Samu e a Semob estará presente. A saída da Praça Santos Dumont vai ser acompanhada, vão trancar as ruas de acesso em torno das praças”, complementa.

Para finalizar, o professor afirma que o evento terá muita alegria, disposição, uma “galera aguerrida” e disponível para foliar com amor e responsabilidade. Além disso, o espaço é democrático para todos, estando disponível para quem quiser comercializar algo, como comida e bebida.

“É um cortejo, um cordão, no cordão vem quem quer, aberto, e quem tiver disponibilidade para festar com bastante alegria e amor, o cordão está aberto para receber”, disse.


Serviço

Cordão Carnavalesco 2023
Onde: concentração na Praça Santos Dumont e trajeto até o Largo da Boa Morte
Quando: 18 e 20 de fevereiro
Horário: a partir das 14h com dispersão às 18h
Informações: 65 98140-0911 (Leosan Sampaio)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet