Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

Ícone cultural

Sambão que homenageia Jejé de Oyá acontece no próximo domingo

Foto: Reprodução

Sambão que homenageia Jejé de Oyá acontece no próximo domingo
O Carnaval acabou oficialmente, mas Cuiabá ainda terá mais um evento no final de semana para celebrar uma das figuras mais importantes do cenário carnavalesco da capital, Jejé de Oyá. O "Sambão de Jejé de Oyá" faz parte da programação do prêmio alusivo à personalidade, que celebra os protagonistas negros de Mato Grosso. Serão três edições mensais e o primeiro sambão acontece no próximo domingo (26), na praça da Vanguard, localizada no bairro Jardim Bom Clima.

Leia mais:
Prêmio Jejé de Oyá divulga as atrações da segunda edição e homenageados do ano em noite de lançamento

O Sambão de Jejé será um encontro mensal para celebrar a vida do povo negro: cuiabano, retintos, pardos, mestiços, um povo quente e caloroso assim como Jejé. Com muita música, alegria e samba nos pés. A entrada é gratuita.

Na primeira edição, as atrações serão: Grêmio Recreativo Escola de Samba Payaguás, colocando todos com o coração na avenida; Grupo Raízes do Samba e Semites Marques, emocionando no samba de roda; DJ Robson Almeida com hits afrobeat e Banda Mandala Soul, com o melhor da black music brasileira.

“A ideia desses eventos que antecedem a premiação é promover festejos tal qual Jejé de Oyá gostava de fazer e participar. É dar visibilidade para a cultura cuiabana, para os artistas locais e fomentar o trabalho dos profissionais de eventos. É também para proporcionar lazer com arte, música e alegria para a sociedade”, declara o idealizador do Prêmio, Jeferson Bertoloti.

O evento contará ainda com a presença dos homenageados do ano: a dançarina e rainha do Carnaval, Izzy Lima; o ator e produtor cultural Justino Astrevo, mais conhecido como Lau; o engenheiro civil e gerente regional da Vanguard, Marcio Ferrerira e a servidora aposentada da UFMT e regente de coral, Naíse do Vale Santana.
No local ainda haverá uma praça de alimentação com bar, choperia Haus Beer, venda de doces e artesanatos, além de muito agito e alegria para toda a família.

As próximas edições do Sambão Jejé de Oyá acontecem nos dias 19 de março e 16 de abril, todos realizados aos domingos, a partir das 16h, na praça da Vanguard. Já a premiação final que homenageia os protagonistas negros do estado acontece no dia 29 de abril, no Teatro Cerrado Zulmira Canavarros.

Jejé de Oyá

Uma das personalidades que brincava o carnaval em todos os clubes da cidade foi Jejé de Oyá, considerado por muitos como o ícone da folia do Rei Momo na capital. Ele não só ia aos eventos mais tradicionais e populares como também desfilava com muita elegância, brilho e cores pelas ruas da cidade.

O carnaval foi para Jejé de Oyá um momento de diversão, mas também de produção e de muito trabalho. Ele foi alfaiate, carnavalesco, criava fantasias, foi várias vezes destaque das Escolas de Samba (principalmente na Pega no meu Coração, primeira Escola de Samba de Cuiabá), júri dos desfiles das escolas e dos blocos, colunista e um observador muito atencioso de tudo que acontecia nos dias que transcorriam as festas, os bailes, as folias e os encontros de carnaval.

Serviço

Sambão Jejé de Oyá
Quando: 26 de fevereiro, 19 de março e 16 de abril (domingos)
Onde: Praça da Vanguard, bairro Jardim Bom Clima
Horário: a partir das 16h
Entrada: gratuita
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet