Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

HORA DA PONTA

Museu do Morro da Caixa D'água Velha ganha nova exposição de artista moçambicano

Foto: Divulgação

Museu do Morro da Caixa D'água Velha ganha nova exposição de artista moçambicano
O Museu do Morro da Caixa D’água Velha ganhou uma nova exposição do artista plástico moçambicano Hermínio Luís Nhantumbo, o Nhantumbo Space, que segue aberta até o dia 23 de abril, das 9h às 11h e das 13h às 17h. Intitulada Hora da Ponta, a exposição foi inaugurada na última sexta-feira (3) e retrata a realidade dos trabalhadores no país africano.

Leia mais:
Thiaguinho anuncia nova turnê de 'Tardezinha' com show em Cuiabá

O artista descreve que a exposição "Hora da Ponta", representa a "correria no dia-dia do nosso "Pandar". Pandar é um calão usado por jovens em Moçambique para retratar o esforço de quem vai na busca de trabalho para sustentar a sua família.

Pondera que "essa realidade não foge dos brasileiros, que andam com currículo na mão. Vestidos de verde e amarelo, debaixo de sol escaldante que ilumina o interior do corpo, deslumbra a melanina da nossa ancestralidade que vem da África. Hora da Ponta é mistura de madeira e cores das “Capulanas”, tecidos que representam o brilho da minha cidade natal, Maputo", conta. 

O Museu

O Morro da Caixa D’Água durante 142 anos foi o único reservatório de água de Cuiabá. Construído no século XIX, na gestão do coronel José Maria de Alencastro, presidente da Província de Mato Grosso, as caixas d’água submersas, formadas por duas galerias, recebiam água direto do Rio Cuiabá e por gravidade distribuíam para as bicas espalhadas em diferentes pontos da cidade. Tinha capacidade para armazenar mais de um milhão de litros de água. 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet